Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Ação emergencial no município acolhe 60 pessoas em situação de rua e mobiliza estrutura completa de apoio e cuidado

30/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro H. Tesch

Nesta quinta-feira (30) a Secretaria de Assistência Social de São Leopoldo, por meio do Centro de Referência Especializado em População em Situação de Rua (Centro POP), realizou uma ampla operação de acolhimento e busca ativa de pessoas em situação de rua, diante da forte queda nas temperaturas. A ação, realizada com abordagem humanizada, resultou no acolhimento de 60 pessoas e no encaminhamento delas para pernoite na República destinada a esse público.

Durante o dia, os acolhidos receberam alimentação, roupas de inverno, banho quente, atendimento odontológico e vacinação contra doenças sazonais. Nos próximos dias, a equipe da assistência seguirá com o acompanhamento individual, oferecendo emissão de documentos, encaminhamento para o aluguel social, reconstrução de vínculos familiares e suporte em saúde física e mental.

A secretária de Assistência Social, Simone Dutra, explicou o uso do termo ¿operação¿, muitas vezes confundido com ações policiais: ¿Falamos em operação porque é um processo de cura. Cura das feridas emocionais, da saúde física e, principalmente, dos danos causados pelo uso de psicoativos ¿ sendo o crack, infelizmente, o maior vilão entre essas histórias. É um trabalho que exige sensibilidade e persistência.¿

Apenas dois casos recusaram acolhimento, por decisão pessoal. Os demais foram monitorados e acolhidos com dignidade.

Prevendo um possível aumento da demanda, a Secretaria de Assistência Social já ativou um alojamento emergencial com equipe de sobreaviso pronta para atuar. A ação conta ainda com o apoio da Defesa Civil, que mobilizou mais de 200 voluntários cadastrados espontaneamente, fortalecendo a rede de proteção e solidariedade da cidade.

A Prefeitura de São Leopoldo reforça o compromisso de não medir esforços para garantir que ninguém enfrente o frio e a vulnerabilidade sem apoio. O cuidado com as pessoas segue sendo prioridade absoluta.

 

Foto: Pedro H. Tesch

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas