Notícias
Alunos da EMEF Barão do Rio Branco doam ecobags em ação ao Dia Mundial do Meio Ambiente
04/06/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Eduarda Toledo

Nesta quarta-feira (4), alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco realizaram um pedágio ecológico na Av. Feitoria. Os estudantes doaram ecobags feitas com camisetas reutilizadas e conversaram com motoristas sobre a importância da preservação ambiental. A ação é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, e é uma das etapas da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
A atividade foi realizada por estudantes do 7º ano, turma 71, com orientação da professora de Ciências, Débora Machry. A reutilização de camisetas para fabricação de ecobags faz parte do projeto que o grupo está desenvolvendo para a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente deste ano. Uma das etapas consiste em apresentar a ideia para a comunidade local, tarefa cumprida na ação desta manhã.
Diferente de outros pedágios, a proposta foi dar algo, ao invés de receber. ¿Eles ficaram surpresos porque as pessoas perguntavam o valor da ecobag. Infelizmente, não estamos mais acostumados a gestos de generosidade. Foi lindo ver o que estamos aprendendo em sala de aula ser aplicado em um gesto de amor ao próximo¿, declarou a professora.
O secretário de Educação, Jéferson Falcão, destacou a importância de ações que incentivam a generosidade e a consciência ambiental na comunidade escolar.
Yasmim Schmidt, 12, era uma das 15 estudantes envolvidas na atividade. Ao lado dos colegas, ela conversou com os motoristas, explicando os impactos das sacolas plásticas, principalmente na preservação de espécies marinhas. ¿Foi uma experiência muito legal. Talvez a gente tenha conseguido conscientizar alguém e se isso ajudar um animal a ser salvo, já valeu a pena¿, compartilhou.
Durante toda a atividade, a turma foi acompanhada por agentes da Guarda Civil Municipal. A equipe prestou apoio para que o pedágio fosse realizado com segurança, monitorando e orientando motoristas e estudantes.
VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é um processo de mobilização de todas as escolas brasileiras que possuem pelo menos uma turma dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). O principal objetivo é fortalecer ações de educação ambiental, para que as escolas sejam espaços educadores sustentáveis e resilientes.
O projeto da turma 71 da EMEF Barão do Rio Branco irá participar de uma seleção municipal com outras escolas da cidade. O trabalho escolhido vai para etapa estadual e os melhores serão selecionados para defender suas ideias na fase nacional, que irá ocorrer em Brasília.
¿É com grande orgulho que acompanhamos a participação da EMEF Barão do Rio Branco na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Essa iniciativa é mais do que um evento, é um verdadeiro movimento de conscientização e transformação, que mobiliza estudantes, professores e toda a comunidade escolar em torno de um tema urgente e essencial: a sustentabilidade¿, frisou Falcão.
Texto e foto: Eduarda Toledo - MTb. 21.884
Colaboração: Daiane Mendes MTB: 14.582
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0