Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Assembleia define novos representantes para o conselho do CACS-FUNDEB em clima de participação democrática

30/06/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Daiane Mendes

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) sediou a assembleia de recomposição do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-FUNDEB). O encontro aconteceu na sala de reuniões da sede da secretaria, no dia 25 de junho. Participaram da ocasião a presidente do Conselho CACS-FUNDEB, Zaira Carina Corneli, e as representantes dos segmentos executivo e do campo, Juciméia de Oliveira Ziani e a Jessica Graciela Caetano de Freitas. 

Com ampla participação de representantes da comunidade escolar, a assembleia teve como principal objetivo eleger os novos membros que irão integrar o conselho. O CACS-FUNDEB é responsável por acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), promovendo a transparência e o controle social na gestão da educação pública.

Durante a assembleia, representantes de diversos segmentos foram escolhidos por meio de votação direta. A eleição envolveu pais, alunos e técnicos da rede municipal. Também foi destacada a participação ativa de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), especialmente da Escola Olímpio. 

No segmento de pais de alunos, foram eleitas como titulares Renata Albrecht Blum e Eveline Martins da Silva e, como suplentes, Graziele Oliveira da Silva e Fernanda Pinto de Vasconcelos.

Representando o segmento técnicos municipais, também houve intensa mobilização de coletivos, como o grupo de secretários de escolas e agentes administrativos. Foram eleitos como titular Giovane Dornelles Correa e, como suplente, César Denis Bergmann Nunes.

Pelo segmento alunos, foram eleitos como titulares Marcela Graziela Soares e Ivonete Teresinha da Rosa, e como suplentes Filipi da Rosa Lemos Conceição e Claudia Patrícia Moreira. 

A presidente do Conselho CACS-FUNDEB, Zaira Carina Corneli, presidiu a assembleia, destacando que mais de 70% dos recursos do Fundeb, atualmente, são investidos na folha de pagamento dos profissionais da educação, reforçando o papel essencial dos trabalhadores na qualidade do ensino público. Conforme a SMED, a formação do novo conselho fortalece o compromisso com a transparência e o uso eficiente dos recursos públicos, além de incentivar o diálogo entre os diversos atores da comunidade escolar. A expectativa é de que os novos conselheiros atuem com responsabilidade, zelo e representatividade na defesa de uma educação pública de qualidade para todos e cada um.

 

Texto: Daiane Mendes Luz - MTB:14.582

Crédito Foto: Daiane Mendes Luz

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas