Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

SAS realiza abordagens sociais às pessoas em situação de rua com foco nas baixas temperaturas

02/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro H.Tesch

Desde o mês de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social, intensificou as abordagens sociais realizadas pelo Centro de Referência Especializado em População de Rua (Centro POP) em especial, nos dias de frio extremo. As ações ocorrem diariamente, inclusive no turno da noite e aos finais de semanas, sempre que necessário, com a busca ativa em diferentes regiões do município.

Além disso, foi ampliado o número de vagas para acolhimento da população em situação de rua, que hoje chegam a 80, tendo em vista a previsão de tempo que indicam baixíssimas temperaturas.

A secretária de Assistência Social e primeira-dama do município, Simone Dutra, destaca que desde janeiro, a gestão, através da Secretaria de Assistência Social, está plenamente comprometida com as pessoas em situação de rua, que através do Centro POP, percorre a cidade, realizando abordagens humanizadas, com escuta, acolhimento e respeito. De acordo com a secretária, dezenas de pessoas já foram reintegradas ao mercado de trabalho. Outras reencontraram a família e estão reconstruindo seus vínculos.

¿É um trabalho sério, contínuo e feito por profissionais que têm afinidade verdadeira com o que fazem, e acima de tudo, atuam com amor e afeto. Sabemos que muitas vezes o que falta não é só moradia, é documentação, cuidado com a saúde, apoio psicológico. Por isso, encaminhamos para os serviços de saúde, regularizamos documentos e oferecemos caminhos reais para quem quer recomeçar¿, ressalta.

Campanha do Agasalho
Para auxiliar as pessoas que mais necessitam, a SAS também está realizando a Campanha do Agasalho 2025, com o tema ¿Desapegar é incluir¿. As doações podem ser entregues na sede da Secretaria de Assistência Social (Rua São Joaquim, 600, Centro) ou nos pontos de coleta espalhados pela cidade, entre eles: o Centro Administrativo da Prefeitura, na av. Dom João Becker, 754, Centro; o Banco do Agasalho, localizado na sala 14 do Ginásio Municipal Celso Morbach, 313, Centro. Os itens necessários são roupas de inverno, cobertores e calçados em bom estado.

População em situação de rua: avanços concretos
O Centro POP realizou 2.287 atendimentos entre janeiro e maio, com 85 pessoas superando a situação de rua graças ao acompanhamento psicossocial. O Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) intensificou suas ações, realizando 522 abordagens, ampliando sua equipe e iniciando plantões noturnos, fins de semana e feriados. Foram registradas 170 pessoas que passaram pela República, incluindo pernoites e estadias curtas.

 

Texto: Vanessa Bueno - Jornalista MTb.11.299
Colaboração: Duda Negri MTb.21.977
Foto: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas