Semae inicia melhoria no sistema de abastecimento
03/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Luís Guilherme Zambrzycki

Na quarta-feira, 02, o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) começou a primeira etapa da obra que vai melhorar o abastecimento de água na zona norte de São Leopoldo. Foi realizada a substituição dos painéis elétricos e bombas centrífugas da Elevatória de Água Tratada (EAT) da Campina. A obra vai inserir o complexo de reservação do Distrito Industrial Arroio da Manteiga ao sistema de abastecimento de água da região. Isto irá setorizar o abastecimento, permitindo que menos bairros fiquem sem água durante manutenções na rede, levando mais segurança e solidez ao sistema.
Neste primeiro momento, foram substituídas duas motobombas antigas por bombas centrífugas, com vazão de 104 litros por segundo, para atender a demanda atual e futura de água tratada que chega à EAT-Campina. Também foram instalados painéis elétricos mais potentes para dar conta dos novos equipamentos.
Ao longo do mês de julho, o Semae irá realizar a segunda etapa da obra com a instalação de mais uma bomba e a conclusão da parte elétrica. Após estas duas fases, os novos equipamentos entrarão em testes.
Além de abastecer o próprio loteamento do Distrito Industrial, as modificações também permitem que a rede da autarquia leve água aos pequenos loteamentos próximos e servirá como reservação para toda a zona Norte.
De acordo com o diretor de planejamento do Semae, Cristiano Baumgarten, o serviço irá melhorar o abastecimento de água para a população em toda região Norte. "Se tiver algum desabastecimento em reservatórios, o sistema não vai permitir que falte água para os moradores. Com mais vazão o sistema também vai recuperar a normalidade mais rápido quando houver interrupção no abastecimento", explica.
Texto: Gabriel Muniz - Estagiário de Jornalismo | Supervisão: Caroline Rick - CONRERP RS/SC 3023
Foto: Luís Guilherme Zambrzycki
Assessoria de Comunicação e Marketing/Semae
Compartilhe:
de
0