Notícias
Grêmios Estudantis das Escolas Municipais de São Leopoldo tomam posse para a gestão 2025/2027
09/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Daiane Mendes Luz

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) realizou, no dia 8 de julho, a cerimônia de posse dos 36 Grêmios Estudantis das Escolas Municipais de São Leopoldo eleitos para o biênio 2025/2027, em uma tarde marcada por emoção e protagonismo estudantil. O evento ocorreu no teatro da Biblioteca Moog Vianna e contou com a presença de dois representantes de cada uma das 36 escolas da rede municipal, simbolizando centenas de estudantes engajados com a vida escolar e a cidadania.
No ato de posse estiveram presentes a coordenadora da Gestão Democrática da SMED, Alini Patrícia da Silva, o secretário de Educação, Jéferson Falcão, a prefeita em exercício, Regina Caetano, a presidente da Câmara Municipal de São Leopoldo, vereadora Iara Cardoso. A cerimônia contou ainda com a presença da secretária-adjunta da SMED, Cris Roos; da Diretoria de Gestão da Educação Básica (DGEB), Raona Pohren; de Cristhian Taylor, da assessoria da Gestão Democrática; além de representantes do Conselho Municipal de Educação (CME), as assessoras técnicas Tais Fabíola Gonçalves e Cláudia Erenis Braun.
Representando a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa Marta, as estudantes Kimberly Krug e Evelin Teresinha da Silva Fagundes relataram a motivação para integrar o Grêmio Estudantil. Ambas destacaram a importância de contribuir com projetos e ações que beneficiam toda a comunidade escolar.
O evento proporcionou uma recepção musical ao som de voz e violão, conduzida pelo assessor pedagógico da SMED, Alessandro Volcan, e incluiu apresentações dos projetos desenvolvidos pelas chapas eleitas. Durante o evento, estudantes responsáveis pela rádio da EMEF Professor João Carlos Von Hohendorff, também apresentaram como foi a implementação da rádio escolar. Participaram da apresentação as alunas Maria Eduarda Dieter, Maria Eduarda Zimmer, Rafaela Gasperin e Isabelle Cidade.
A prefeita em exercício, Regina Caetano, destacou a importância da escuta e do diálogo como ferramentas essenciais para uma gestão democrática e participativa. "Vocês assumem um papel de liderança muito importante. Aprendam a ouvir os colegas, inclusive aqueles que pensam diferente, pois é assim que se tomam decisões que beneficiam a todos. Promovam a cultura, o esporte e deixem registrada a marca de vocês na história da escola", incentivou.
O secretário de Educação, Jéferson Falcão, celebrou o momento como um marco para a educação do município. "Hoje é um dia especial. A posse dos Grêmios Estudantis é o reconhecimento do compromisso dos estudantes com a escola. Vocês foram escolhidos para representar seus colegas, contribuir com ideias, propor melhorias para a merenda, a segurança, a aprendizagem. Muitos líderes começam sua trajetória em Grêmios como esses, o que mostra o valor dessa experiência". A coordenadora da Gestão Democrática da SMED, Alini Patrícia da Silva, falou sobre o processo de formação e eleição dos grêmios, ressaltando o caráter coletivo da iniciativa. "Foi um processo construído com escuta ativa, diálogo e compromisso. Uma gestão feita com e não apenas para a comunidade escolar, baseada no respeito e na participação de todos."
A presidente da Câmara Municipal de São Leopoldo, vereadora Iara Cardoso, enalteceu o protagonismo juvenil. "A posse dos Grêmios Estudantis é sempre um momento de muita esperança e renovação. Ver nossas crianças e adolescentes assumindo este compromisso com a escola, com os colegas e com a comunidade, é algo que nos enche de orgulho. Eles aprendem, desde cedo, o valor da escuta, do diálogo, da responsabilidade coletiva. A política começa aí, no desejo de transformar o que está à nossa volta". Ao final, os representantes dos Grêmios receberam o certificado de posse. A cerimônia foi aberta à comunidade escolar e marcou não apenas a conclusão de um ciclo, mas o início de uma nova etapa nas escolas municipais, onde os estudantes são chamados a participar ativamente das decisões e da construção de uma educação pública mais justa, inclusiva e democrática.
Texto: Daiane Mendes Luz - MTB:14.582
Crédito foto: Daiane Mendes Luz
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0