Notícias
Escolas preparam estudantes para a XIII MOTIC com feiras de iniciação científica
11/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro G Selistre

As escolas municipais de São Leopoldo estão intensificando suas feiras de iniciação científica como preparação para a XIII Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (MOTIC São Leo), que ocorrerá entre os dias 16 e 18 de setembro, no Ginásio Celso Morbach. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação, o evento tem como objetivo estimular a pesquisa e a investigação científica entre estudantes da rede pública, privada e estadual, da Educação Infantil ao Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Um dos destaques dessa preparação é a X FICCO (Feira de Iniciação Científica Colmeia), realizada pela EMEF Paul Harris entre 10 e 12 de julho, que apresentou 170 pesquisas desenvolvidas por cerca de 500 estudantes. A feira é um exemplo do engajamento das escolas no fomento à curiosidade e ao método científico, princípios centrais da MOTIC.
Entre os trabalhos expostos, alunos do 3º ano do Ensino Fundamental exploraram o corpo humano por meio de maquetes e cadernos de campo. Arthur de Oliveira Fagundes, 8 anos, contou que passou cinco meses pesquisando o tema com a ajuda da mãe." Aprendi várias funções dos sistemas e das células. Isso é bom para o desenvolvimento e o conhecimento", disse, mostrando seu registro detalhado. Seu colega Natã Raphael Rodrigues Rischter, também 8 anos, complementou: "Se eu pudesse, ficava até o 9º ano estudando o corpo humano. Foi uma das coisas mais maravilhosas."
A professora Raquel Eveline da Silva, mediadora da organização da FICCO, destacou que a iniciação científica está integrada ao dia a dia dos alunos. "Temos que desenvolver a pesquisa em todas as etapas, desde a Educação Infantil até o EJA. As feiras são a culminância de um processo que começa em fevereiro e se consolida no segundo semestre", explicou. Segundo ela, o maior ganho é o aprendizado significativo que os estudantes adquirem ao longo do semestre.
A MOTIC reforça seu papel como espaço de valorização da criatividade e da ciência, consolidando São Leopoldo como um município que investe na formação de jovens pesquisadores. "As Feiras de Iniciação Científica são uma oportunidade incrível de fomentar a pesquisa e incentivar o espírito inovador dos estudantes. É muito inspirador ver jovens talentos apresentando suas ideias e descobertas", declara o secretário Jeferson Falcão ao parabenizar professores e orientadores pelo apoio e incentivo aos estudantes na jornada científica. Enquanto as escolas realizam suas feiras internas, a expectativa é que a edição de 2025 do evento supere os números anteriores em participação e inovação.
Texto: Jornalista Monique Marcolin - MTb. 12.741
Foto: Pedro G Selistre
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo.
Compartilhe:
de
0