Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Romaria pela Beatificação do Padre Reus reúne cerca de cinco mil fiéis em São Leopoldo

13/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Fábio Pilger

A devoção ao Padre Reus levou cerca de cinco mil pessoas à 19ª Romaria pela Beatificação do sacerdote em São Leopoldo. A programação religiosa foi realizada na manhã nublada e fria deste domingo, 13 de julho. A concentração ocorreu em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, localizada na Praça Tiradentes, no centro, e, às 9h30, a procissão seguiu para o Santuário Sagrado Coração de Jesus, onde foi celebrada a missa presidida pelo Bispo Dom João Francisco.

O padre Raimundo Nonato Resende, reitor do Santuário, deu as boas-vindas e conduziu o percurso dos romeiros presentes na Romaria para expressar o seu amor e seu carinho ao Padre Reus. Padre Resende agradeceu a parceria entre a Igreja, o povo de Deus e sociedade civil, todas as entidades, e a Prefeitura e as suas secretarias para a realização do evento. "A peregrinação é uma atitude antiga para quem busca renovar a sua fé", ressaltou ao iniciar a caminhada.

O prefeito Heliomar Franco e a primeira-dama Simone Dutra participaram da procissão. "Nos juntamos aos romeiros para caminhar pela beatificação de Padre Reus. Um homem santo que representa para nós uma grande demonstração de espiritualidade e tanto fez por São Leopoldo e agora merece nossa devoção", afirmou o prefeito Heliomar.

A Romaria teve como tema Peregrinos de esperança que caminham ao Coração de Jesus, e o lema A esperança não engana, reunindo fiéis de diversas regiões de São Leopoldo e visitantes de outros municípios, que vieram rezar e agradecer as graças alcançadas, atribuídas à intercessão do Padre Reus.

Entre seus devotos estava a moradora do bairro Scharlau, Rosane Bernardino, 64 anos. Ela contou que participa das homenagens ao Padre Reus, desde 81, ano que veio morar no município, tendo se ausentado das celebrações apenas em função da pandemia e no ano passado devido à enchente. ¿"Com tudo que aconteceu para gente, precisamos ter fé cada vez maior. Abri a porta e naquele caos a bandeirinha do Padre Reus estava lá, só ficou minha bandeirinha¿", emocionou-se.

Rosane Bernardino soma-se aos fiéis que buscam a beatificação de Padre Reus. "Sou muito devota a ele. Tenho muita fé que será beatificado e toda a fé dos seus devotos. Para mim, sempre atendeu com muita saúde. Se Deus quiser ele será beatificado e virei na romaria por muitos e muitos anos. Só com fé para a gente vencer", destacou.

A 19ª Romaria teve apoio da Prefeitura de São Leopoldo, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turístico (Sedettec), das secretarias da Saúde e Segurança e Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae). Secretários municipais e servidores dos órgãos da Prefeitura também acompanharam as atividades.

Sobre Padre Reus e a Beatificação
Padre Resende lembrou da história de devoção de Padre Reus, que nasceu em 10 de julho de 1868 no seio de uma família muito católica e desde cedo mostrou-se um fervoroso devoto. Em 1893, foi ordenado sacerdote e em 1913, seus superiores jesuítas o enviam para São Leopoldo.

De acordo com dados do Santuário, o Padre João Batista Reus faleceu no dia 21 de julho de 1947, no então Colégio Cristo Rei, em São Leopoldo, já com fama de santidade. Seu túmulo está localizado no Sagrado Santuário Sagrado Coração de Jesus, na mesma cidade. Este local recebe muitos visitantes, para orarem, buscando e agradecendo graças.

O Processo Informativo da Causa de Beatificação do Padre Reus foi iniciado em junho de 1953, por meio da Arquidiocese de Porto Alegre. A partir desta data, Padre Reus começou a chamar-se ¿Servo de Deus¿. Desde a abertura do processo, os trâmites da Causa de Beatificação do Servo de Deus, Padre João Batista Reus vêm progredindo.

Texto: Jornalista Vanessa Bueno - MTb.11.299
Foto: Fábio Pilger
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas