Notícias
Obra na Campestre Orpheu vai quadruplicar capacidade de abastecimento na região
14/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Geisi Vargas

O Semae está realizando uma grande obra estruturante que visa melhorar o abastecimento de água na Campestre Orpheu, na Vila Nova e em bairros próximos, que há anos sofrem com baixa pressão e falta de água. Com o crescimento acelerado da região, a demanda aumentou muito e a estrutura atual já não consegue mais atender com a mesma eficiência. A nova intervenção muda essa realidade, garantindo que a água chegue com mais força e regularidade nas torneiras de mais de 18 mil moradores.
Está prevista a implantação de 1250 metros de novas adutoras a partir do reservatório Jardim das Acácias, localizado na avenida Maria Emília de Paula, conhecido como R3. A obra está dividida em três trechos:
O primeiro trecho sai do reservatório R3 até o reservatório Campestre Orpheu, onde está sendo substituída uma tubulação de diâmetro 150mm por uma adutora de diâmetro de 500mm, aumentando mais de 4x a disponibilidade de água na região atendida pelo reservatório Campestre Orpheu.
O segundo trecho de aproximadamente 600 metros de nova adutora de diâmetro 315mm sai do reservatório Campestre Orpheu até a parte alta da Vila Nova, o que trará melhorias tanto em relação à vazão quanto ao aumento da pressão em toda a área e arredores.
Já o terceiro trecho de diâmetro de 250mm sai da rua Oscar Uebel, esquina com a rua Manoel Deodoro da Fonseca, e vai até a rua Praia dos Ilhéus, que abastecerá um novo reservatório de água do Semae que trará melhorias tanto na vazão quanto pressão daquela região.
A setorização na região vai permitir que em caso de parada do abastecimento para eventuais manutenções não falte água para o bairro inteiro. "Além de resolver os problemas atuais, a obra também prepara a cidade para o futuro. Com mais estrutura, será possível atender novos empreendimentos habitacionais e industriais que estão se instalando nessa área", salientou o diretor-geral do Semae, Gabriel Dias. O investimento nesta primeira etapa é de R$ 6,5 milhões, com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
Melhorias em toda a cidade
O Semae tem planos de melhorias para todas as regiões de São Leopoldo. Na zona norte, por exemplo, após a conclusão das obras no Distrito Industrial, estão previstos mais R$ 59 milhões em investimentos em novas adutoras e cinco grandes reservatórios.
Texto: Luis Guilherme Zambrzycki - Estagiário de Jornalismo
Foto: Geisi Vargas
Supervisão: Caroline Rick - CONRERP RS/SC 3023
Assessoria de Comunicação e Marketing/Semae
Compartilhe:
de
0