Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Secretaria de Políticas para as Mulheres de São Leopoldo visita a Casa Lilás em Gravataí

17/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Divulgação

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPOM) de São Leopoldo realizou uma visita técnica à Casa Lilás, equipamento de acolhimento e proteção às mulheres em situação de violência, localizado em Gravataí. O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo entre os municípios, promover a troca de experiências e aprimorar as políticas públicas voltadas à garantia de direitos e ao enfrentamento da violência contra as mulheres.

Representando a SEPOM, estiveram presentes Amanda Backes Homem, secretária municipal de Políticas para as Mulheres, e Patricia Oliveira, coordenadora do Centro Jacobina, espaço de referência no atendimento a mulheres em situação de violência no município leopoldense.

A comitiva foi recebida por Analu de Jesus Sônego, secretária da Mulher e Direitos Humanos de Gravataí (SMDH), que apresentou as instalações da Casa Lilás e compartilhou as experiências e boas práticas do serviço, que atua no acolhimento humanizado, proteção e encaminhamento das mulheres em situação de vulnerabilidade.

Segundo Amanda Backes Homem, "conhecer experiências bem-sucedidas como a da Casa Lilás é essencial para seguirmos qualificando o atendimento às mulheres em São Leopoldo. A construção de parcerias entre os municípios fortalece nossa rede de proteção e amplia as possibilidades de construir políticas públicas mais eficazes e humanas."

Patricia Oliveira, coordenadora do Centro Jacobina, também ressaltou a relevância da iniciativa:
"Como coordenadora do Centro Jacobina, foi com grande satisfação que realizei a visita à Casa Lilás, em Gravataí. Essa visita reforçou a importância da união entre os centros de apoio às mulheres, para que possamos construir políticas públicas mais eficazes e humanas. Seguimos juntas, lado a lado, por uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres."

Para Analu de Jesus Sônego, secretária da Mulher e Direitos Humanos de Gravataí, esse tipo de articulação é essencial:
"A articulação com outros municípios é sempre muito importante, para compartilharmos ideias e os desafios que o enfrentamento à violência doméstica exige das secretarias da mulher de todo o estado. É sempre bom receber outras secretarias e articular projetos e objetivos em comum."

A Prefeitura de São Leopoldo, por meio da SEPOM, segue comprometida com a defesa dos direitos das mulheres e o fortalecimento das políticas públicas de proteção e acolhimento, construindo uma cidade mais justa, segura e igualitária para todas.


Texto: Júlia Franzen ¿ Estagiária de Publicidade e propaganda 
Supervisão: Monique Marcolin - Jornalista MTB/RS 12.741
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas