Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura promove ação de conscientização contra hepatites no dia 28

23/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Arte Scom

Chamar a atenção sobre os riscos das hepatites virais. Com esse foco, a Secretaria da Saúde promove no próximo dia 28 de julho uma ação de conscientização na Estação São Leopoldo da Trensurb. Das 10h às 15 horas, profissionais da saúde abordarão usuários do transporte público e pedestres para alertar sobre os riscos das hepatites e distribuir kits de prevenção, com material informativo e preservativos.

É possível se precaver contra as Hepatites B e C. A vacina contra hepatite B protege ao longo da vida. A transmissão se dá por via sanguínea: sexo desprotegido, compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam. As hepatites B e C podem ser evitadas com uso de preservativo. A testagem tem o papel de detectar a doença e iniciar o tratamento. Nas unidades básicas de saúde, é feito por livre demanda. Outra opção é o Serviço de Atendimento Especializado, o Sae, no Centro de São Leopoldo, nas segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã e terças e quintas à tarde.

O Dia Mundial das Hepatites Virais foi criado em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a Lei nº 13.802/2019, instituiu o Julho Amarelo, realizado anualmente em todo o território nacional, quando são efetivadas ações relacionadas à luta contra as hepatites virais.



 

Mais informações



 

Hepatite B

 

Uma infecção crônica de relevância em saúde pública, causada pelo vírus da hepatite B (HBV). Conhecida por ser uma doença silencios, a hepatite B pode não apresentar sintomas nas fases iniciais, o que dificulta o diagnóstico precoce. Quando não tratada, especialmente em sua forma crônica, pode evoluir para complicações graves, como cirrose, insuficiência hepática e até câncer de fígado.


 

Hepatite C

 

Um processo infeccioso e inflamatório causado pelo vírus C da hepatite e que pode se manifestar na forma aguda ou crônica, sendo esta segunda a forma mais comum. A hepatite crônica pelo HCV é uma doença de caráter silencioso que evolui sorrateiramente e se caracteriza por um processo inflamatório persistente no fígado.



 


Texto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas