Notícias
Heliomar sanciona Lei que institui o Projeto Viver Bem em São Leopoldo
31/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Douglas Dalua

O prefeito de São Leopoldo, Heliomar Franco, sancionou nesta quarta-feira (31) a Lei nº 10.319/2025, que institui o Projeto Viver Bem, destinado à promoção de atividades esportivas, de saúde e bem-estar para pessoas idosas do município. A cerimônia ocorreu na sala de reuniões do gabinete do prefeito e contou com a presença de autoridades e representantes da terceira idade.
De autoria do vereador Marcelo Pitol, o projeto agora se torna política pública permanente, integrando ações de diversas secretarias municipais. Em seu discurso, o prefeito destacou a importância da iniciativa. "Agregar desenvolvimento e qualidade de vida para São Leopoldo é nosso compromisso. A atenção com o idoso e a melhor idade é essencial. Essas pessoas vivem aqui, precisam do poder público e são uma força de experiência, além de serem fundamentais para as famílias e a economia do município. Temos respeito e carinho por eles, e por isso desenvolvemos políticas públicas para essa faixa de idade", afirmou Heliomar Franco.
Com a sanção, o Projeto Viver Bem consolida-se como uma das principais políticas públicas de São Leopoldo para a terceira idade, garantindo mais saúde, integração e qualidade de vida. O secretário de Esporte e Lazer, Everton Vanoni (Semel), destacou a ampliação do projeto em 2025, com a criação de oito novos núcleos, totalizando 20 locais em toda a cidade. Isso dobrou o número de atendimentos, que passou de 2.050 idosos beneficiados. Entre as modalidades oferecidas estão ginástica, dança, pilates, câmbio, basquete e tênis de mesa (a ser incluído). "Aumentamos as vagas em pilates de 80 para 350, além de expandir o câmbio e o basquete. O Viver Bem está mais acessível do que nunca", afirmou Vanoni.
Centro do Idoso e investimentos
A secretária de Assistência Social, Simone Dutra (SAS), anunciou a construção do Centro do Idoso Dia no Parque do Trabalhador, um espaço multifuncional com oficinas, esportes, informática, aulas de inglês e acolhimento para idosos com mobilidade reduzida. "Já está liberado um investimento de R$ 950 mil para essa obra, que será um local de convivência e cuidado. Queremos que os idosos sejam ainda mais atuantes e que possamos aprender com sua experiência", disse Simone.
Depoimentos
Idosas beneficiadas pelo projeto compartilharam suas histórias. Cereni de Oliveira, 35 anos no Parque Campestre, líder de um grupo de basquete, relatou que, "quando comecei, estava em depressão, no fundo do poço. Hoje, sou outra pessoa. Dou minha vida por esse projeto. Agradeço ao poder público por transformá-lo em lei." Já Genira do Val, 40 anos no bairro São Miguel, superou um câncer de mama com ajuda do Viver Bem. "É meu remédio. Recuperei tudo aqui. Essa é minha segunda casa."
Apoio das autoridades
A vice-prefeita Regina Caetano enalteceu a disposição dos idosos. "Nossa expectativa de vida aumenta, e precisamos viver com saúde. Sou encantada com a união e o carinho de vocês. Continuem se cuidando e se ajudando." O vereador Marcelo Pitol, autor do projeto, celebrou a conquista. "É uma iniciativa que tem o aval do governo e veio para ficar. Os idosos são a turma mais feliz de São Leopoldo, e essa lei é um marco para o estado."
Texto: Jornalista Monique Marcolin - MTb. 12.741 Foto: Douglas Dalua
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0