Notícias
São Leopoldo realiza seminário sobre violência contra a mulher com foco na qualificação da rede de proteção
04/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Divulgação

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SEPOM), com o apoio da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e do Programa de Educação Tutorial (PET), promove no dia 14 de agosto de 2025 o seminário "Violência Contra a Mulher - Desafios e Estratégias para a Rede de Proteção", no auditório da Biblioteca da Unisinos. O evento será realizado em três turnos: manhã, tarde e noite, e é aberto ao público com inscrições online.
Com o objetivo de qualificar profissionais da rede de atendimento, o seminário busca aprimorar a identificação, acolhimento, atendimento e acompanhamento de mulheres em situação de violência doméstica e de gênero. A iniciativa também pretende fortalecer o acesso à informação, aos direitos e aos serviços públicos de proteção, promovendo ações mais assertivas e humanizadas.
Além da formação técnica, o evento visa alcançar diretamente usuárias dos serviços públicos, ampliando o conhecimento sobre as diversas formas de violência e os caminhos possíveis para o enfrentamento, contribuindo com a autonomia e segurança das mulheres.
Durante a programação, a SEPOM fará o lançamento oficial da campanha contra o feminicídio, uma ação estratégica que visa sensibilizar a sociedade e mobilizar a rede de proteção para o combate à violência contra a mulher. A campanha será um dos marcos da atuação da secretaria no segundo semestre de 2025.
A secretária municipal Amanda Backes Homem, responsável pelo evento, destaca a importância da articulação entre poder público, universidade e sociedade civil. "A violência contra a mulher é um problema estrutural que exige respostas articuladas. Qualificar a rede e ampliar o acesso à informação são passos fundamentais para o enfrentamento efetivo", afirma.
As inscrições estão abertas e devem ser feitas por meio de formulário online. Servidores públicos municipais devem se inscrever pelo site da Escola de Gestão, e o público em geral pode acessar o link: https://shre.ink/tEBP
CRONOGRAMA:
8h - 8h30: Acolhida e credenciamento
8h30 - 10h: Mesa com autoridades e lançamento da Campanha: Fale antes que seja tarde- Sua voz protege você!
10h - 11h30: Painel 01 (Fluxo de atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero) Centro Jacobina e CREAS.
11h30: Perguntas e colocações do público
12h -13h00: Almoço livre
13h00 - 13h10: Espaço cultural- Brilhart Escola
13h10 - 15h30: Painel 02 (Conscientização e prevenção- Estratégias para prevenir a violência) Ronda Lilás, Patrulha Maria da Penha, Ronda Escolar e NEVE (Smed)
15h30 - 16h30: Painel 03 (Proteção, Enfrentamento e Justiça) Delegada Michele Arigony
16h30 - 17h: Questionamentos da Plateia e Encerramento
17h - 19h30: Intervalo
19h30-21h: Painel 04 (Do silêncio a Justiça, o direito de ser protegida) Palestrante Professora Fernanda Osório da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos)
Texto: Júlia Franzen - Estagiária de Publicidade e propaganda
Supervisão: Monique Marcolin - Jornalista MTB/RS 12.741
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0