Notícias
Secretaria da Saúde recebe prêmio em Congresso do Cosems por atuação nas cheias
18/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Romeu Finato

A equipe do Núcleo de Apoio Matricial da Atenção Básica foi premiada no 34º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS) com a apresentação intitulada: "O trabalho das equipes multiprofissionais de Saúde Mental nas inundações de maio". O evento ocorreu no início do mês em Gramado e reuniu dois mil participantes, entre secretários municipais de saúde, profissionais do Sus, apoiadores institucionais, pesquisadores e estudantes.
O prêmio foi um reconhecimento ao trabalho realizado em São Leopoldo durante o período das enchentes, quando as equipes da Secretaria da Saúde atuaram nos alojamentos improvisados, prestando atendimento direto às pessoas atingidas pela catástrofe climática. Além disso, os profissionais estiveram presente nas Unidades de Saúde organizadas, de maneira provisória, em associações e tendas.
"A rápida adaptação da rede municipal contribuiu para auxiliar à população no retorno aos seus domicílios, que foram destruídos pela força das águas, oferecendo suporte em saúde mental e apoio às demandas sociais do município", destaca a enfermeira Savannah Carvalho, responsável pela coordenação de Pesquisa, Ciência e Desenvolvimento da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
A secretária municipal da Saúde Kelbe Gonçalves ressalta que o trabalho de saúde mental ganhou ainda mais importância após o episódio da pandemia e das cheias. "Hoje, as unidades contam com suporte individual e coletivo nessa área por meio de equipes multiprofissionais. Isso inclui oficinas, trabalhos e grupo e ações de educação em saúde. São serviços que a nossa rede presta diariamente e que merecem esse reconhecimento".
Mais informações
O Núcleo de Apoio Matricial da Atenção Básica é composto por profissionais de saúde - educador físico, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, sanitarista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta - que atuam de forma complementar junto às Unidades Básicas de Saúde do município. As atividades desse coletivo são desenvolvidas nos espaços das Unidades de Saúde, em associações de moradores ou em locais comunitários cedidos no território, próximos de onde as pessoas vivem, com o objetivo de promover saúde por meio de ações individuais e coletivas nas quatro linhas prioritárias: saúde materno-infantil, saúde mental, doenças crônicas e saúde do idoso.
Texto e foto: Romeu Finato - Jornalista MTb. 12.042
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0