Notícias
Agosto Dourado: Unidades básicas promovem debate sobre amamentação
27/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Romeu Finato

No mês que incentiva o aleitamento materno, a Secretaria da Saúde promove uma série de atividades nas unidades básicas de saúde (UBS) do município. Nesta quarta-feira, dia 27, foi a vez da UBS Rio dos Sinos receber uma oficina sobre o tema. Profissionais das áreas de Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia e Saúde Coletiva falaram a respeito de mitos e verdades que envolvem a amamentação. Aguardando o segundo filho, Vanessa Tonolli, 33 anos, não perdeu a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o ato de saúde e amor. "Nenhum bebê é igual ao outro. O meu primeiro, que tem 11 anos hoje, mamou até os 6 meses. Hoje temos mais acesso a informações, eu vim aqui para aprender um pouco mais". Moradora do bairro Rio dos Sinos, Vanessa ficou sabendo da atividade nas consultas do pré-natal realizadas na unidade, onde faz todo o acompanhamento da gestação.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda é que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. E que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, sigam sendo amamentados até, pelo menos, os 2 anos de idade.
Encontros sobre o tema ocorreram ao longo do mês em diversas unidades da rede municipal de saúde. "Amamentação é o único fator que, isoladamente, pode reduzir a mortalidade infantil por causas evitáveis em até 13%. Além disso, também diminui o risco de câncer uterino e de mama nas mulheres que amamentam. É o primeiro direito humano à alimentação adequada da vida, faz bem para o planeta e é protetivo para os bebês e crianças pequenas em calamidades, como a que vivemos na enchente de 2024. Amamentar vale ouro e é responsabilidade dos governos e de toda a sociedade", ressalta a nutricionista da Secretaria da Saúde, Camila Hofmann.
No final do encontro, as participantes receberam um pacote com produtos de higiene para os bebês.
Benefícios para o bebê
O leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias. Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade.
Benefícios para a Mulher
A amamentação oferece diversos benefícios à mulher. Amamentar reduz os riscos de hemorragia no pós-parto e diminui as chances de desenvolver câncer de mama, ovários e colo do útero no futuro. Além disso, fortalece o vínculo entre mãe e filho.
Benefícios para a sociedade e o planeta
O leite materno é uma fonte sustentável de alimento, pois não gera poluição e não demanda energia, água ou combustível para sua produção, armazenamento e transporte, diferentemente dos substitutos do leite materno. Ele também ajuda a reduzir os custos do sistema de saúde, minimizando o tratamento de doenças na infância e em outras fases da vida. Adicionalmente, contribui para a melhoria da nutrição, educação e saúde da sociedade.
Texto e foto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0