Notícias
Novo roteiro de turismo religioso é testado em cidades do Vale do Sinos
29/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro G. Selistre

A Rota Romântica realizou, na quinta-feira (28), um passeio-piloto para apresentar o Roteiro dos Sinos, novo produto de turismo religioso que passará a integrar o calendário turístico da região. É uma aposta no turismo religioso como forma de valorizar a fé, a cultura e a história das comunidades locais, diversificando a oferta turística no Vale do Sinos. O itinerário percorreu os dois principais templos religiosos de Estância Velha, São Leopoldo e Novo Hamburgo, em um trajeto que se estendeu das 8h às 17h30. O lançamento oficial do roteiro está previsto para o dia 6 de novembro, durante a Festuris, em Gramado.
O objetivo da iniciativa é oferecer uma experiência voltada a grupos da terceira idade, jovens e também empresas interessadas em atividades de integração com foco espiritual. O passeio de quinta-feira funcionou como um simulado, para avaliar a adaptação da programação ao tempo proposto.
O servidor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec) de São Leopoldo, Felipe Sarmento Pfeil, participou do roteiro experimental representando o setor de Turismo do município.
O trajeto iniciou em Estância Velha, com café da manhã na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Na sequência, o grupo visitou a Igreja Evangélica de Confissão Luterana, onde foi exibido um vídeo sobre a história da comunidade. Em São Leopoldo, o roteiro contemplou o Santuário do Padre Réus e a estrutura do Cecrei, local de almoço e visitação - que pode ser alternado com a Igreja São José em futuras edições.
O encerramento ocorreu em Novo Hamburgo, com visitas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana Três Reis Magos, onde houve apresentação musical no órgão da igreja, e ao Santuário das Mães, finalizado com uma missa.
Texto: Jornalista Monique Marcolin - MTb. 12.741
Foto: Pedro G. Selistre
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0