Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Secretaria do Meio Ambiente alerta para captura ilegal de pássaros no período de desenvolvimento das espécies

03/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Divulgação

Durante a primavera, entre os meses de setembro e outubro, ocorre o período de reprodução das espécies silvestres de pássaros. Muitos caçadores aproveitam essa época para realizar a captura ilegal de animais. Na terça-feira (2), fiscais da Secretaria do Meio Ambiente (Semmam) foram averiguar uma denúncia sobre a prática no bairro Vicentina. Na residência, encontraram alçapões armados e três pássaros silvestres.

Entre os animais apreendidos, havia um Coleiro, um Canário-da-terra e um Trinca-ferro que, após avaliação, foram soltos em seu habitat. "A prática é um crime ambiental durante todo o ano, mas especialmente nesse período porque é quando as animais acasalam, fazem os ninhos, colocam os ovos e desenvolvem os filhotes", explica o chefe do Departamento de Monitoramento Ambiental, João Chaves.

Os fiscais ambientais da Prefeitura estão atentos durante todo o ano para combater a caça no município. A equipe reforça a importância do auxílio da comunidade para coibir a prática. Denúncias podem ser feitas através dos telefones: 156 (Ouvidoria), 153 (Guarda Municipal) ou (51) 2200-0640 (Secretaria do Meio Ambiente).

Texto: Eduarda Toledo - Jornalista MTb.21.884
Foto: Divulgação
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas