Notícias
São Leopoldo define suas prioridades e delegados em 1ª Assembleia do Orçamento Participativo
05/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro H. Tesch

Nesta sexta-feira, 5 de setembro, poder público e comunidade se reuniram na Câmara de Vereadores para a 1ª Assembleia do Orçamento Participativo. Na reunião, foram eleitas as quatro pautas que serão levadas à próxima etapa da Consulta Popular, além dos delegados que representarão o município. O encontro contou com um público aproximado de 120 pessoas e foi promovido pela Secretaria Municipal de Orçamento Participativo (Smop).
São Leopoldo possuía oito propostas cadastradas no Governo do Estado e passíveis de eleição. Destas, foram escolhidas: Aparelhamento da Defesa Civil, com 84 votos; Política de Castração Massiva para cães e gatos, com 80 votos; Ampliação do Centro Dia e Inclusão e capacitação de pessoas em situação de rua, com 79 votos - a assembleia optou por unir as duas propostas na mesma área temática, o "Desenvolvimento Social"; e a Farmácia Veterinária Popular, com 76 votos.
As pautas serão apresentadas em assembleia no dia 11 de setembro aos outros 14 municípios que compõem o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos). "Iremos decidir juntos a cédula eleitoral da Consulta Popular deste ano. O conselho vai eleger até quatro propostas, e o município que atingir pelo menos 2% de eleitores votando irá participar da distribuição do orçamento de 2.4 milhões destinado para a região,", esclareceu o presidente da Consinos, Gabriel Grabowski.
O prefeito Heliomar Franco esteve na assembleia e destacou a importância da participação popular na tomada de decisões para a cidade. "Construímos nosso Plano de Governo ouvindo a população, com total liberdade para as pessoas darem suas opiniões, independente de ideologia política. Nós queremos uma cidade melhor para todos e é ouvindo as pessoas que vamos concretizar este objetivo", declarou Heliomar.
A primeira assembleia do ano foi comemorada pelo secretário da Smop, Mauro (Maurinho) Fiuza, que também destacou a escolha dos 12 delegados e dos sete suplentes que defenderão as propostas do município nas próximas etapas. "Foi um passo importante para a democratização da nossa cidade e a reconstrução do município. Elegemos quatro pautas importantíssimas", enfatizou o gestor.
Texto: Eduarda Toledo - Jornalista MTb.21.884
Foto: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0