Notícias
Projeto Sorriso realiza atendimento em idosos do Lar São Francisco
09/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Romeu Finato

Conhecida pela sua atuação com crianças em escolas do município, o Projeto Sorriso recebeu um novo desafio: atender idosos. Na manhã desta terça-feira, dia 9, os dentistas estiveram na casa de repouso mais conhecida da cidade, o Lar São Francisco, que atualmente acolhe 38 pessoas do município, sem custo. Como de costume, o trabalho feito com técnica e cuidado apresentou resultado positivo estampado no rosto de cada pessoa atendida.
A ação foi dividida em duas etapas. A primeira, iniciada semana passada. Todos os residentes foram avaliados, sendo 15 mulheres e 23 homens. Conforme a necessidade, os pacientes foram encaminhados para atendimento clínico e confecção de novas próteses. Mais do que examinar arcadas dentárias, a equipe do Projeto Sorriso oferece orientação e carinho aos pacientes. É o caso do aposentado Ademir Carvalho, 73 anos, o mais recente integrante da casa. Ele chegou há 1 mês no Lar São Francisco e aprovou o trabalho da equipe. "É bom saber que a gente conta com esse suporte, essa dedicação. Sempre tem algum incômodo na boca que a gente precisa cuidar", salientou.
Facilitar o acesso à saúde
A secretária da Saúde Kelbe Gonçalves explica que a iniciativa dentro da instituição faz parte da estratégia de prevenir o agravamento de doenças. "Desde o início, priorizamos a atenção básica, a prevenção. O Projeto Sorriso cumpre esse papel. Levando a saúde até as pessoas, como no caso de crianças e, agora, idosos. Trata-se de um público que teria dificuldade, ou não poderia, buscar esse serviço fora. Entendemos que a saúde começa pela boca, pela mastigação, pelo cuidado com os dentes", ressaltou.
Atuação descentralizada
O Projeto Sorriso é formado por equipe de saúde bucal da rede municipal, que realiza um trabalho focado em atividades educativas e preventivas junto a diversos públicos da população de São Leopoldo, como os estudantes da rede municipal, crianças e adolescentes de casas de acolhimento, pessoas que frequentam o centro Pop, ocupações e Lar São Francisco. O projeto é coordenado pelos cirurgiões dentistas Denise Ferreira e Flávio Carneiro com participação da odontóloga Lília Conci e da estagiária Mariana Niehues.
Texto e foto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0