Notícias
Projeto Rolê Juventudes, da Sedhu, promove espaço de escuta para os jovens
12/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Vanessa Bueno

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Leopoldo (Sedhu) está desenvolvendo o projeto Rolê Juventudes com estudantes do 1º, 2º e 3º anos da Escola Técnica Estadual Visconde de São Leopoldo. As atividades na instituição de ensino começaram no dia 4 de setembro e seguem com encontros semanais. Esta iniciativa promove espaços de escuta e troca de experiências sobre temas relacionados aos direitos humanos que permeiam a vida dos jovens, como o racismo, bullying, xenofobia, entre outros.
De acordo com a chefe do Departamento de Juventudes da Sedhu, Débora Smolski, o objetivo desta iniciativa é criar um espaço para que os jovens possam expressar suas vozes e serem valorizados em suas potencialidades individuais e coletivas. "Além de oferecer um suporte emocional, este projeto promove a participação ativa dos jovens, e incentiva uma cultura de respeito e reconhecimento dentro da comunidade escolar", afirma.
Débora Smolski destaca que as rodas de conversas dentro da sala de aula possibilitam que os jovens ajudem na construção de políticas públicas a partir das necessidades que apresentam. "Precisamos ouvir os jovens, saber da realidade deles na escola, em casa, no primeiro emprego, para conhecer de modo geral a realidade que eles vivem. No grupo eles compartilham conosco o momento que estão passando, qual a sua visão sobre as temáticas que trazemos e através desta conversa eles vão se abrindo e conhecemos verdadeiramente a juventude do nosso município", salienta.
Para a estudante Natalia Leal, 15 anos, os encontros foram bons para unir a turma. "Tivemos momentos de conversa, não apenas sobre assuntos descontraídos, mas também assuntos importantes da gente, que nos uniu bastante", comenta.
O orientador educacional da escola, Lucas Gabriel Buffon, ressaltou que a iniciativa tem sido importante para a melhora na socialização dos estudantes, na convivência entre as turmas e ciclos de amizade. A vice-diretora, Shana Corrêa Chagas reforça a relevância da parceria com a Sedhu para promover o bem-estar dos jovens. "Tem sido bom para os alunos, que já ficam aguardando o próximo encontro, demonstrando o engajamento no projeto. Esta iniciativa vem fazer valer o que estamos vivendo hoje, de ouvir bastante os alunos e deixá-los falar. Sabemos da dificuldade que têm na socialização, então ficamos felizes com esta parceria", avalia.
O projeto Rolê Juventudes é realizado pela Sedhu, por intermédio do Departamento de Juventude e do Coletivo Léliaz, composto pelas estagiárias de Psicologia da Sedhu, sob supervisão da psicóloga Vilene Moehlecke. Além da escuta e espaço de diálogo e suporte emocional, o Rolê Juventudes orienta a equipe diretiva, quando necessário, sobre encaminhamentos para os recursos disponíveis na rede intersetorial de São Leopoldo para auxiliar no cuidado com a juventude.
Texto e foto: Jornalista Vanessa Bueno - MTb.11.299
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0