Notícias
Teatro Municipal de São Leopoldo recebe o Festival de Teatro para Crianças - Festecri Por Aí!
Serão três espetáculos com entrada gratuita e tradução em Libras e audiodescrição
16/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Tony Capellao

Depois de passar por Montenegro e Canoas com sessões lotadas, o Festecri Por Aí! chega a São Leopoldo com uma programação especial para crianças e adolescentes de 4 a 12 anos. A versão itinerante do Festival de Teatro para Crianças ocupará o Teatro Municipal de São Leopoldo entre os dias 24 e 26 de setembro, às 15h, oferecendo três espetáculos gratuitos que unem arte, diversidade e reflexão.
O festival busca democratizar o acesso à cultura e estimular o imaginário das novas gerações. As sessões terão tradução em Libras e audiodescrição. Para o público em geral, a entrada é franca mediante retirada de senha no local, a partir de uma hora antes de cada espetáculo. Já escolas públicas, instituições sociais, ONGs e casas de acolhimento podem garantir presença por meio de inscrição antecipada pelo e-mail festecriproducao@gmail.com.
Programação
- Quarta-feira (24/09): Amazônia - um olhar sobre a floresta (Grupo Gompa) - espetáculo que combina teatro, dança, artes visuais e música para retratar a fauna e a vegetação amazônica, além dos desafios enfrentados pela floresta diante da destruição ambiental.
- Quinta-feira (25/09): Bandele - o menino nascido longe de casa (Trupi di Trapu) - inspirado em tambores, cores e histórias da Mãe África, mistura contação de histórias e teatro de animação em adaptação da obra de Eleonora Medeiros, ilustrada por Camilo Martins.
- Sexta-feira (26/09): Renovação Negra, Sim! - espetáculo que valoriza a cultura afro-brasileira por meio de brincadeiras, músicas e jogos de origem africana, trazendo à cena reflexões sobre identidade, equidade e pertencimento.
Sobre o projeto
O Festecri Por Aí! surgiu em 2025, a ideia nasceu quando a equipe percebeu que havia uma procura enorme de escolas e instituições de várias cidades fora de Porto Alegre, mais de 160 estavam na fila de espera! Para dar conta dessa demanda, o festival ganhou versão itinerante, levando espetáculos até quem nem sempre consegue vir até a capital. A proposta é: aproximar as crianças do teatro, oferecendo experiências que divertem, emocionam e ainda ajudam a despertar a imaginação, o senso crítico e a sensibilidade artística.
O projeto tem o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio cultural da Nutrire e realização da Cardápio Cultural, da Primeira Fila Produções e do Ministério da Cultura, Governo Federal.
Serviço
Festival de Teatro para Crianças - Festecri Por Aí!
Dia 24 de setembro, quarta-feira: Amazônia - um olhar sobre a floresta
Dia 25 de setembro, quinta-feira: Bandele - o menino nascido longe de casa
Dia 26 de setembro, sexta-feira: Renovação Negra, Sim!
Sempre às 15h
Teatro Municipal de São Leopoldo (Rua Osvaldo Aranha, 934 - Centro - São Leopoldo/RS)
Entrada gratuita para o público em geral, mediante retirada de senhas, no local, a partir de uma hora antes do início das sessões. Escolas públicas, ONGs, instituições sociais e casas de acolhimento da região e projetos sociais podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail festecriproducao@gmail.com
Texto: Kauany Oliveira - estagiária de jornalismo
Com informações de Jéssica Barcellos Comunicação
Supervisão: Vanessa Bueno - Jornalista MTb. 11.299
Foto: Tony Capellao
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0