Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Abertura da XIII MOTIC celebra criatividade estudantil em edição histórica

16/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Fábio Moraes

A abertura oficial da XIII Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências - MOTIC São Leo 2025 ocorreu nesta terça-feira, 16 de setembro, no Ginásio Municipal Celso Morbach. O evento, promovido pela Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), já faz parte do calendário oficial do município e neste ano bateu recorde de participação, reunindo 94 escolas e 254 projetos.

Durante a cerimônia, o prefeito Heliomar Franco destacou o papel da mostra no processo de reconstrução da cidade. "Olhando essa mobilização intensa de estudantes e professores, me vem à mente a ideia de que realmente São Leopoldo é uma cidade em reconstrução plena. A MOTIC foi mantida e ampliada porque é um bom projeto, que desenvolve criatividade, investigação e construção de algo importante para o futuro de todos nós", afirmou.

A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Regina Caetano, ressaltou o trabalho coletivo que torna possível o evento. "Tenho alegria de estar aqui nesse momento onde a gente vê crianças de 3, 4 anos em diante envolvidas em projetos que começaram na sala de aula com a orientação dos professores. Cada criança que participa dessa mostra certamente sai diferente. É um caminho longo até chegar aqui, e esse resultado é fruto do esforço de muitos educadores", disse.

Representando o Sesc, parceiro da iniciativa, a diretora Andrea Guedes destacou a importância da ampliação do evento. "O Sesc sempre esteve presente nesse grande encontro que mobiliza a Educação no município. Quando ampliamos a estrutura e o número de escolas participantes, temos a certeza de que estamos no caminho certo. É uma oportunidade de estar junto da comunidade em benefício da Educação", afirmou.

Além de São Leopoldo, a edição de 2025 conta com representantes de 16 municípios: Bom Princípio, Capela de Santana, Dourados, Estância Velha, Esteio, Feliz, Flores da Cunha, Maracaju, Maratá, Novo Hamburgo, Portão, Presidente Lucena, São José do Hortêncio, São José do Sul, Sapiranga e Triunfo. A programação inclui a Mostra de Robótica, experiências com robôs e atividades voltadas ao público neurodivergente.

O secretário de Educação, Jéferson Falcão, reforçou o compromisso da gestão com a iniciação científica. "Nosso compromisso enquanto gestão municipal é fortalecer cada vez mais ações como essa, que ampliam horizontes e estimulam a pesquisa como ferramenta de transformação social. Parabéns a todos os envolvidos e que tenhamos mais uma edição inspiradora da MOTIC São Leo!", afirmou.

Sobre a MOTIC São Leo

Criada pela Lei Ordinária nº 8400/2016, a MOTIC tem como objetivo incentivar a iniciação científica e tecnológica desde os primeiros anos escolares, promovendo a inovação, a pesquisa e o contato com diferentes culturas. Realizada em formato híbrido, a mostra reafirma o compromisso de São Leopoldo com uma educação inclusiva, tecnológica e conectada aos desafios contemporâneos. Promovida pela Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), a XIII MOTIC conta com a parceria do SESC e apoio do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul (CRT-RS).

Premiações e Voto Popular
A XIII MOTIC reconhecerá projetos de destaque com prêmios especiais nas categorias:
Destaque Sustentabilidade
Destaque em Educação das Relações Étnico-Raciais
Voto Popular, realizado pelas escolas municipais por meio de QR Code disponível nos estandes.

Texto: Monique Marcolin MTB 12.741
Foto: Fábio Moraes
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas