Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Dia do Gaúcho é celebrado em São Leopoldo com um grande desfile neste 20 de setembro

20/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Fábio Moraes

A data magna do Rio Grande do Sul, o 20 de setembro, Dia do Gaúcho, foi celebrado com um grande desfile em São Leopoldo. A Rua Independência foi tomada pelo público que acompanhou o festejo farroupilha na manhã deste sábado. O prefeito Heliomar Franco abriu o desfile acompanhado dos cavalarianos das entidades tradicionalistas e acendeu a chama crioula.

"Esse foi um desfile marcante e histórico, por que é a primeira vez que um prefeito participa a cavalo, abrindo o desfile farroupilha e celebrando o dia 20 de setembro. A gente vê no capricho com as montarias, no cuidado com os animais, na alegria das crianças e dos idosos, todos imbuídos pelo mesmo espírito, um espírito festivo e de respeito a nossa história e tradições", salientou o prefeito.

Para Heliomar Franco, São Leopoldo cada vez mais se destaca no cenário do Rio Grande do Sul por preservar a cultura e pela demonstração do orgulho de ser gaúcho. "Estamos emocionados ao observar a disposição dos moradores de São Leopoldo de participarem deste evento vigoroso. As famílias vieram para as ruas com o brilho nos olhos para participar deste desfile maravilhoso", declarou.

A celebração reuniu diversos segmentos que demonstraram os símbolos da cultura gaúcha, entre eles, as pilchas, bandeiras, a música, entre outros. Compuseram as apresentações, as forças de segurança, Brigada Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), a banda do 19º Batalhão de Infantaria Motorizada (19º BIMTz). Também participaram a Banda Amadeo Rossi, a Banda Municipal, Centro Literário de São Leopoldo e dezenas de entidades tradicionalistas congregadas ao Conselho Leopoldense de Tradição e Cultura Gaúcha (CLTG), da Associação dos Gaúchos Acampados no Parque (AGAP) e da Associação Gaúcha Tradicionalista da Feitoria (ATGF). O desfile contou ainda com a participação de mais de uma centena de cavalarianos.

A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Regina Caetano, reforçou a importância do trabalho do poder público, por intermédio da Secretaria de Cultura e da Sedettec, com as entidades tradicionalistas para a organização da Semana Farroupilha 2025: "É tudo o que a gente quer, termos nossa cidade movimentada, celebrar a nossa história e nossa cultura gaúcha e estarmos juntos da comunidade nestas datas tão importantes".

A primeira-dama, Simone Dutra, participou do desfile acompanhada de crianças de diversas entidades tradicionalistas. Para ela, a cultura gaúcha promove a comunhão e o ambiente familiar, além de ter um caráter educativo para as crianças que fazem parte das invernadas. "Elas aprendem a ter responsabilidade, disciplina, compartilhar e competir com respeito. Sou uma incentivadora porque vivi 12 anos neste meio e eu sei o quanto pode mudar a vida das pessoas", disse.

A secretária de Cultura e Relações Internacionais, Lionella Goulart, enfatizou a importância da programação no município: "O prefeito sempre nos orientou a estarmos próximos dos movimentos tradicionalistas. Essa semana foi uma verdadeira demonstração da riqueza da nossa cultura. Foram dias memoráveis, em que o poder público esteve presente, prestigiando e fomentando a cultura, a história e a memória do nosso povo. Tivemos uma semana produtiva, com muitas trocas e diálogo com a comunidade tradicionalista".

Para a patroa da ATGF, uma das entidades organizadoras da programação, Gilmara Fontes, a Semana Farroupilha teve uma ótima participação da comunidade e o desfile foi uma comemoração muito simbólica. "Valorizamos nossas raízes, reunimos as famílias, desde as crianças de colo até os idosos, passando de geração para geração a nossa cultura. Para nós é muito importante mantermos nossa tradição e termos nossos espaços para cultivá-la", declarou.

Público valoriza a tradição gaúcha
Na plateia, várias gerações se reuniram para assistir ao desfile. A moradora do bairro Santos Dumont, Maria Laci de Oliveira, 52, estava acompanhada das filhas Queila Cristina da Silva, 31, e Maria Valentina, 4, e do neto Miguel, 3. "Amo a programação farroupilha. Nunca participei de CTG, mas gostaria de aprender mais e ensinar as crianças para seguir a cultura que é muito linda", afirmou Maria. Queila ressaltou que "é muito bonita nossa cultura. As crianças amam" e Miguel contou que queria ver os cavalos.

A moradora do bairro São Miguel, Salete Souza, destacou que o desfile é importante para poder manter a tradição. "Muitas pessoas nem conhecem um cavalo, principalmente as crianças", ressaltou.

A 2ª prenda da ATGF, Anna Júlia Flach, 15, também comentou sobre a programação: "Sou muito grata por tudo isto que o prefeito Heliomar está fazendo. É muito especial para nossa cultura, porque fala da nossa identidade. É algo muito importante e todos deveriam valorizar", afirmou.

O desfile encerrou com a extinção da chama crioula. A programação segue nos acampamentos.


Próximas atividades: Até amanhã, 21 de setembro, os acampamentos têm programações abertas ao público. Ainda terão várias outras atrações nos acampamentos até o próximo domingo, 21, como os bailes, tertúlias, entrega de premiações, torneio de truco, homenagem aos heróis da Revolução, Sarau das Patroas, campeonato de bocha, entre outras.
Os festejos acontecem na Associação Tradicionalista Gaúcha da Feitoria (ATGF), localizada na Rua Otto Daudt, 831, Feitoria, e na Associação dos Gaúchos Acampados no Parque (AGAP) localizada na rua Henrique Lopes, 1196, Vicentina.

 

Confira a programação completa e celebre a tradição gaúcha:

Acampamento da AGAP:
20 de setembro (Sábado)
08h - Recepção da Chama Crioula + Hino
09h - Concentração para o Desfile Oficial da Semana Farroupilha 2025
11h - Homenagem aos Heróis da Revolução Farroupilha
12h - Almoço nos Galpões do Parque
14h - Baile (Celso Garcia e Grupo Porteira do Tempo)
18h - Sarau das Patroas
19h - Extinção da chama crioula (Galpão Nativo)
20h - Baile com Timbre Gaudério

21 de setembro (Domingo)
09h - Futebol de Bombacha (Campo do Parque do Trabalhador)
10h - Campeonato de Bocha (Campo do Parque do Trabalhador)
12h - Almoço
14h - Entrega dos Troféus (Galpão Nativo) + Baile com Alan Moreira e Grupo

Acampamento da ATGF:
20 de setembro (Sábado)
08h - Recepção da Chama Crioula + Hino
Guarda da Chama Crioula: integração das entidades por ordem das tertúlias
09h - Concentração para o Desfile de 20 de Setembro
14h30 - Baile
18h - Hino
19h - Entrega das Premiações (Galpão Principal)
20h - Cerimônia de Encerramento e Extinção da Chama Crioula
21h - Baile (Instinto Campeiro)

21 de setembro (Domingo)
12h - Almoço nos Galpões
14h30 - Baile (Grupo Canção Nativa)
21h - Baile de Encerramento (Moisés Oliveira e Grupo Vozes do Campo)

Texto: Vanessa Bueno -Jornalista MTb.11.299
Fotos: Fábio Moraes
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas