Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeito Heliomar reúne sindicatos para abrir diálogo sobre a reforma da previdência

24/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Laura Piffero

A Prefeitura de São Leopoldo realizou nesta quarta-feira pela manhã, o primeiro diálogo com IAPS, sindicatos e vereadores sobre a possível reforma da previdência, evidenciando a realidade das finanças do Instituto, no que compete ao pagamento dos atuais e futuros aposentados em São Leopoldo. Os dados foram apresentados pela empresa Lumens Atuarial, que faz a consultoria para o IAPS. Como resultado do encontro, será nomeado pelo Executivo um Grupo de Trabalho (GT) formado por dois integrantes de cada instituição, para que juntos possam entender a situação do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Servidores, e construir alternativas para garantir a saúde financeira da entidade e sua manutenção a longo prazo.

"Nosso objetivo é construir, de maneira branda, respeitosa e cuidadosa com os sindicatos que representam o maior patrimônio do município, que são seus servidores, uma proposta que atenda a todos. Essa é a apenas a primeira conversa, não há nada decidido ainda. Essa construção é coletiva", disse o Prefeito Heliomar. ¿"Estamos abertos ao diálogo para juntos pensarmos o que queremos para o futuro¿".

A Emenda Constituição nº 136/2025, aprovada no mês de setembro, orienta aos RPPS sobre a adequação às novas regras, previstas na EC 103/2019, trazendo no seu texto o prazo de 15 meses para realização da reforma, caso o Instituto queira usufruir de determinadas vantagens da Lei.

"Para o IAPS, a busca por alternativas de novas regras de aposentadorias e pensões, é uma questão de alinhamento com o equilíbrio atuarial e financeiro e de garantia do pagamento dos benefícios. A adequação é importante para manter a sustentabilidade do Instituto e evitar um colapso nas contas do IAPS num futuro próximo, gerando prejuízo a todos. E preciso garantir que por muitos anos a frente tenhamos condições de arcar com todos os benefícios dos aposentados e pensionistas. É nossa responsabilidade pensar no presente e no futuro do Instituto", afirma diretor do IAPS, Luís Kroeff.

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo 
Foto e texto: Laura Píffero MTB 15683

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas