Notícias
Comitiva alemã retorna a São Leopoldo para alinhamento de projetos
01/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Fábio Moraes

Até sexta, grupo vai aprofundar com secretariado as discussões sobre a proposta de gestão integrada de enchentes no Rio dos Sinos
A administração de São Leopoldo está recebendo, desde hoje (01), a comitiva de Bad Neuenahr-Ahrweiler, cidade localizada no estado da Renânia-Palatinado, para a terceira agenda técnica do projeto para proteção contra enchentes em desenvolvimento entre os dois municípios. A primeira foi em abril, com a vinda do grupo ao Brasil, seguida da ida do prefeito Heliomar Franco à Alemanha, no final de junho. O objetivo é criar uma proposta que possa ser atendida financeiramente por órgãos alemães de fomento.
O trabalho em conjunto segue até sexta em uma série de reuniões com o secretariado, o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e o Instituto para o Desenvolvimento Social Alfa Ideias. A agenda iniciou com as boas-vindas da primeira-dama Simone Dutra, seguida do prefeito, por chamada de áudio. Nesta manhã, Heliomar Franco estava em deslocamento de Chicago, nos Estados Unidos, para Washington. No estado de Illinois, ele participou da WEFTEC, a maior conferência de qualidade da água da América do Norte. Já na capital norte-americana, amanhã, o chefe do executivo terá reunião com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), também em busca de investimentos internacionais para a cidade.
De acordo com o diretor do projeto Emscherland, da empresa Emschergenossenschaft, que atua na área do planejamento urbano estratégico, Stephan Treuke, ¿serão três dias de trocas de experiências para entender melhor a realidade, conhecer as necessidades locais e avançar na proposta¿. Com sistema de diques semelhante ao de São Leopoldo, Bad Neuenahr-Ahrweiler também foi duramente castigada por um evento climático, em julho de 2021, que resultou na morte de 128 pessoas.
Ainda pela manhã, houve visita à Rua da Praia e imediações, em pontos que margeiam o Rio dos Sinos. À tarde, foram apresentadas as soluções urbanas em andamento em Bad Neuenahr-Ahrweiler às margens do rio Ahr. Segundo Treuke, a exemplo do que já vem sendo construído em sua cidade, o grupo pode cooperar na construção de diretrizes para a proteção contra as cheias e no desenvolvimento urbano sustentável, criando espaços multifuncionais para uso a comunidade nessas áreas.
ATRATIVOS - Durante sua visita à Alemanha, em junho, o prefeito apresentou ao prefeito Guido Orthen seu projeto de melhorias para os diques e áreas públicas como a rodoviária e o ginásio municipal. "Desejamos criar pontos mais atrativos para cidade e para quem passa pela BR-116, onde temos uma ilha que poucos conhecem, além de uma ciclovia e reforma da nossa ponte férrea, que é histórica", explicou Heliomar Franco. "Nossa cidade merece mais investimentos e ser valorizada pela sua história, honrando nosso título de berço da colonização alemã no Brasil".
A comitiva -além do Dr. Stephan Treuke, integram a equipe alemã o coordenador das estratégias de reconstrução e de desenvolvimento, Maximilian Kranich, e o Dr. Christian Stein, que trabalhou no Instituto Alemão de Urbanismo (Deutsches Institut für Urbanistik) e atualmente é consultor independente do Efect, consórcio que atua na consultoria nas áreas de participação social, governança regional e metodologias de trabalho.
Texto: jornalista Magali Schmitt | MTb. 9.159
Fotos: Fábio Mores
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0