Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Sábado: Prefeitura promove Mutirão da Mulher na UBS Vicentina

02/10/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro G. Selistre

Outubro Rosa marca o mês de cuidado com a saúde da mulher. No entanto, em São Leopoldo, a atenção com o público feminino é permanente. No próximo sábado ocorrerá mais um Mutirão de Saúde da Mulher. Dessa vez, na unidade básica de saúde (UBS) da Vicentina. A ação tem como objetivo o rastreamento de Câncer de Colo de Útero e Mama em moradoras da localidade. "Estamos fazendo ações descentralizadas, atendendo bairros onde nosso sistema digital aponta baixa procura. Tudo com foco na prevenção, evitando o agravamento das doenças", destacou a secretária da Saúde Kelbe Gonçalves.

O Zap da Saúde realizou busca ativa com o envio de mensagens para mulheres do bairro com idade entre 30 e 45 anos que não possuem registro de exame citopatológico nos últimos 2 anos. "Convidamos o público-alvo a realizar o cadastro até completarmos a agenda do sábado. Um trabalho que envolve mapeamento, tecnologia e informação com foco na saúde da mulher", acrescentou Kelbe.

Serão oferecidos exames citopatológicos (preventivo de câncer no colo do útero), mamografias (quando necessário), testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C. O atendimento ocorrerá das 8h ao meio-dia e das 13h às 17 horas na UBS localizada na rua Frederico Guilherme Schmidt, 102 ¿ bairro Vicentina. A testagem é aberta ao público da região. Mulheres entre 25 e 64 anos de idade que não estiverem com o preventivo em dia, podem ir durante a semana na sua Unidade de referência para agendar.

O câncer de colo de útero e mama estão entre as principais causas de mortalidade feminina no Brasil. O rastreamento precoce através do exame preventivo (Papanicolau) e mamografia são fundamentais para detecção precoce e redução da morbimortalidade. "Este mutirão visa ampliar o acesso ao rastreamento para mulheres na faixa etária de maior risco, com parceria da Escola de Saúde da Unisinos, para potencializar o atendimento", completou Kelbe.


 

Texto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042

Foto: Pedro Selistre

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas