Notícias
São Leopoldo realiza mutirões para reduzir filas de exames preventivos de câncer em mulheres
05/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro H. Tesch

Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde visa enfrentar alto índice de mulheres sem realizar o exame citopatológico nos últimos dois anos. Ação ocorreu no sábado, 4 de outubro, na UBS do bairro Vicentina.
A Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), deu início a uma série de mutirões para agilizar o rastreamento de câncer de colo de útero e de mama no município. A ação, que integra uma política permanente de atenção à saúde da mulher, foi motivada por um levantamento interno que apontou que aproximadamente 87% das mulheres entre 25 e 64 anos cadastradas na rede pública não haviam realizado o exame preventivo (citopatológico) nos últimos dois anos.
O primeiro mutirão de outubro ocorreu no sábado, 4 de outubro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vicentina. A estratégia incluiu uma busca ativa por meio do "Zap da Saúde", que entrou em contato com mulheres entre 30 e 45 anos ¿ faixa etária com maior risco para desenvolver câncer de colo de útero ¿ oferecendo agendamento para o exame. Foram montadas três salas para a coleta do citopatológico, com atendimento realizado exclusivamente por horário agendado, o que garantiu um movimento tranquilo e sem faltas.
Além do exame preventivo, a ação ofereceu solicitação de mamografia para mulheres acima de 40 anos (rastreio) e acima de 35 anos (com fatores de risco ou histórico familiar), testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C (em livre demanda) e uma sala de espera com orientações sobre saúde da mulher.
De acordo com Ana Paula Becker, diretora de Atenção Básica, o número de mulheres com exames em atraso é considerado "muito alto". "Foi um número bem expressivo, uma média de 87% das mulheres de todas as regiões de São Leopoldo. Sabemos que algumas fazem na rede privada, que a gente não tem esse dado exato, mas, mesmo assim, é um número muito alto", afirmou, fazendo um alerta para que as mulheres procurem os serviços.
Moradoras do bairro Vicentina, as irmãs Deuzi Fernandes do Nascimento, 60 anos, e Maria Aparecida Fernandes, 56 anos, aproveitaram o mutirão para colocar os exames em dia. "Depois da enchente não consegui fazer mais, tinha feito em março antes da enchente, mas não tinha pego o resultado ainda. Com a correria do dia a dia a gente acaba deixando passar", disse Maria Aparecida.
Já Deise Reis do Nascimento, de 41 anos, foi contactada pelo Zap da Saúde. "Acho importante fazer os exames para o controle da saúde, apesar de não ter pessoas próximas com câncer, acho importante fazer os acompanhamentos", relatou.
A primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Simone Dutra, esteve acompanhando o mutirão pela manhã e destacou que a iniciativa é uma ação estratégica. "É uma ação que a gente está fazendo aqui na ponta para desafogar uma biópsia de um câncer. É importante as mulheres se conscientizarem com esse autocuidado", declarou.
Ela enfatizou que, no início da atual gestão, a saúde da mulher foi identificada como um dos principais gargalos. "Exames de mama, Papanicolau, exames ginecológicos... Nós, através da rede municipal de saúde, decidimos priorizar a saúde da mulher para que na ponta o serviço seja resolvido e ela não tenha que passar por uma biópsia lá na frente", explicou. Simone ainda reforçou que a ação não está ligada apenas ao Outubro Rosa, mas é um "desafio da gestão" e que os mutirões ocorrerão a cada 15 dias em diferentes territórios até que as filas sejam "desafogadas por completo".
Serviço
Mulheres entre 25 e 64 anos que não realizaram o exame preventivo recentemente podem procurar sua Unidade Básica de Saúde de referência para agendamento durante a semana. Os exames de citopatológico e mamografia são fundamentais para a detecção precoce do câncer de colo de útero e de mama, respectivamente, que estão entre as principais causas de mortalidade feminina no Brasil.
Jornalista Monique Marcolin Mtb12741
Fotos: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo.
Compartilhe:
de
0