Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

São Leopoldo divulga cronograma para adesão da Nota Fiscal de Serviços eletrônica no padrão nacional

15/10/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Lia Kirch

O município de São Leopoldo passará a adotar, de forma definitiva e obrigatória, a Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) no padrão nacional. A decisão íntegra as determinações da Reforma Tributária. O cronograma de implantação foi divulgado pela Secretaria Municipal da Fazenda (Semfa) e, a partir das datas, os contribuintes deverão utilizar exclusivamente a plataforma nacional.

A nova exigência segue um calendário nacional de implantação, e tem como objetivo unificar, simplificar e modernizar a emissão de notas fiscais de serviços em todo o país, garantindo mais segurança e padronização às informações fiscais.

Cronograma de implantação em São Leopoldo

  A partir de 1º de dezembro de 2025: Obrigatoriedade para empresas optantes pelo Simples Nacional;
  A partir de 1º de janeiro de 2026: Obrigatoriedade para as demais empresas prestadoras de serviços (regime geral).

A partir das datas mencionadas, os contribuintes deverão emitir suas notas fiscais exclusivamente pela plataforma nacional. A emissão pelo sistema municipal será desativada de forma definitiva para cada grupo, conforme o cronograma.

Como acessar o sistema nacional

O novo modelo de NFS-e será acessado por meio do portal oficial da Nota Fiscal de Serviços Nacional ou ainda pelo portal da prefeitura em Serviços - Empresas - ISS Prestador - NFS-e Padrão Nacional. Na página, os contribuintes encontrarão o ambiente de emissão, materiais de apoio e manuais.

A Semfa orienta as empresas que ainda não conhecem o novo padrão, a iniciar o quanto antes o processo de adaptação e testes junto à plataforma nacional, especialmente as que operam com sistemas próprios de emissão. A secretaria reforça que não haverá prorrogação dos prazos, e o uso do sistema nacional será obrigatório a partir das datas estabelecidas.

A equipe da Administração Tributária está à disposição para esclarecimentos através do telefone 51 2200-0475, opção 3.

Foto: Lia Kirch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas