Notícias
Gestão democrática: escolas de São Leopoldo elegem novos Conselhos Escolares
16/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Daiane Mendes
A democracia voltou a ocupar lugar de destaque nas 49 escolas da rede municipal de São Leopoldo com a realização, no último dia 10 de outubro, da eleição dos Conselhos Escolares. A atividade representa um dos pilares da gestão democrática, princípio fundamental da educação pública que garante a participação ativa de toda a comunidade escolar, professores, funcionários, crianças, estudantes, pais e responsáveis nas decisões que orientam o cotidiano e o futuro das instituições de ensino. O secretário de Educação, Jéferson Falcão, e a coordenadora de Gestão Democrática da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Alini Patrícia da Silva, estiveram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Arthur Ostermann na tarde do dia 10, acompanhando o pleito.
"O Conselho Escolar é um importante espaço de representação coletiva. É por meio dele que a comunidade pode debater, deliberar e acompanhar as políticas e ações da escola, fortalecendo a transparência e o compromisso com uma educação de qualidade. A eleição realizada neste mês reforça esse espírito de corresponsabilidade e cooperação entre todos os envolvidos no processo educativo", salientou o secretário de Educação, Jéferson Falcão.
Próximas etapas
Conforme o cronograma estabelecido pela SMED, no dia 16 de outubro de 2025 será publicada a lista oficial com os resultados das eleições, data que também marca o início do prazo para apresentação de recursos. Esses recursos serão avaliados pela Comissão Eleitoral Municipal (CEM), que divulgará as deliberações no dia 18 de outubro de 2025.
Encerrando o processo, a posse oficial dos Conselhos Escolares ocorrerá no dia 20 de outubro de 2025, às 18h, no Salão Nobre da SMED. Na ocasião, será elaborada a Ata Final, consolidando o compromisso da comunidade escolar com uma gestão democrática, participativa e orientada para o bem comum.
"Com esse processo, São Leopoldo reafirma seu compromisso com a valorização da escuta, do diálogo e da construção coletiva de uma escola pública mais justa, eficiente e transformadora", destacou a coordenadora da Gestão Democrática, Alini Patrícia da Silva.
Texto: Daiane Mendes Luz - MTB:14.582
Crédito foto: Daiane Mendes Luz
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0