Notícias
São Leopoldo é contemplado no Programa RS Qualificação Recomeçar
22/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Divulgação

São Leopoldo foi contemplado no Programa RS Qualificação Recomeçar, iniciativa da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Estado que busca fortalecer a empregabilidade e contribuir para a retomada socioeconômica do Rio Grande do Sul, por meio da oferta de cursos de qualificação e capacitação profissional.
A ação integra o Plano Rio Grande, criado para reconstruir o Estado após as enchentes de 2024, gerando maior renda e oportunidade para a população.
Ao todo, estão sendo investidos cerca de R$ 40 milhões no programa, vindo do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), para a execução dos cursos e o pagamento de uma bolsa permanência aos alunos participantes. Os municípios em estado de calamidade ou situação de emergência foram prioridade na seleção, como o caso do município.
Em São Leopoldo, o público-alvo são pessoas com mais de 16 anos, residentes no município, preferencialmente desempregadas ou subocupadas, e inscritas no CadÚnico. O edital também garante 50% das vagas para mulheres chefes de família.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec) está responsável pela coordenação local da iniciativa. De acordo com a vice-prefeita e secretária da Sedettec, Regina Oliveira Caetano, o Programa traz ainda mais oportunidades e reconstrução para o município. "Esse programa vem ao encontro do que temos buscado desde o primeiro dia após a enchente: reconstruir a cidade não apenas nas estruturas, mas nas oportunidades. Qualificar as pessoas é uma forma de devolver esperança, fortalecer o comércio, os serviços e preparar os trabalhadores para as novas demandas que estão surgindo. São Leopoldo tem uma população resiliente e empreendedora, e é com esse espírito que seguimos avançando", afirmou.
Segundo Bárbara Mello, chefe do Departamento de Microcrédito da Prefeitura, a nova edição do programa tem foco na recuperação pós-enchente."Esse projeto foi lançado por meio de um edital publicado pelo Estado através da STDP, a primeira edição foi lançada em 2023 sob o nome de RS Qualificação, porém com o novo edital a prioridade é a reconstrução do Estado. O governo estadual definiu cursos voltados principalmente para a área da construção civil, mas aqui em São Leopoldo acreditamos que era importante também fortalecer o comércio e os serviços, para gerar mais renda e movimentar a economia local¿" explicou.
Por ter sido um dos municípios mais atingidos pelas enchentes e reconhecido em estado de calamidade pública, São Leopoldo garantiu participação no programa.
O próximo passo é a assinatura do termo de convênio com o Estado. Após a formalização, serão abertas as inscrições para os cursos, ainda sem data definida.
Texto: Júlia Siqueira - estagiária de Comunicação Digital
Supervisão: Jornalista Monique Marcolin - MTb. 12.741
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo.
Compartilhe:
de
0