Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

39ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos movimenta São Leopoldo em novembro com programação especial

03/11/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Daiane Mendes Luz

A 39ª edição da tradicional Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos Cada página, um novo começo, acontece de 4 a 14 de novembro de 2025, na Praça 20 de Setembro, em São Leopoldo, mais conhecida como Praça da Biblioteca. Promovida pela Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), em parceria com o SESC e apoio da Sicredi, a Feira promete 11 dias de intensa programação cultural, dedicada à valorização da leitura e à promoção da literatura em seus mais diversos gêneros. 

Com entrada gratuita e atividades voltadas a todas as idades, o evento reafirma seu papel como espaço de encontro entre leitores, escritores e a comunidade, celebrando a literatura como instrumento de transformação social e cultural. A abertura oficial ocorre no dia 4 de novembro, às 18h30, com a presença de autoridades municipais e apresentação da Banda do Centro Medianeira. Neste ano, a escritora leopoldense Cacá Melo será a patrona da Feira, representando a força da produção literária local e o incentivo aos novos autores da cidade. 

A escritora Cacá Melo foi recebida na sexta-feira, 31 de outubro, no Gabinete da Secretaria Municipal de Educação (SMED), pelo secretário Jéferson Falcão, pela secretária adjunta Cris Roos e pela diretora de Gestão da Educação Básica (DGEB) da SMED, Raona Pohren, em uma homenagem pelo aceite do convite para ser a Patrona da 39ª Feira do Livro de São Leopoldo. 

O encontro também contou com a presença do vereador Daniel Daudt e da escritora Manuela Greiner, que prestigiaram o momento de reconhecimento pela trajetória e pela contribuição de Cacá Melo para a literatura leopoldense. "Ao elegê-la como patrona desta Feira, reconhecemos sua importância na formação cultural e educacional do nosso município, bem como sua dedicação à promoção da leitura, uma verdadeira ponte para o conhecimento, a criatividade e o desenvolvimento humano", afirmou o secretário de educação, Jéferson Falcão.

Ainda segundo o secretário, a 39ª Feira do Livro reforça o compromisso da rede municipal de ensino com a formação de leitores e a democratização do acesso à cultura. "A leitura transforma. A Feira é uma oportunidade única de aproximar crianças e estudantes e a comunidade desse universo literário tão rico e inspirador", destacou Falcão.

De acordo com a Lei 9692/2022, serão distribuídas gratuitamente pulseiras (vale-livros) aos "estudantes, a todos os servidores lotados em Escolas Públicas Municipais, bem como servidores lotados na Secretaria Municipal de Educação, sendo professores, professores em contrato emergencial, cargos administrativos, serviços terceirizados, serviços de limpeza, portaria, manipuladores de alimentos, de apoio e aos estagiários, exceto aos cargos em comissão"
Cada vale-livro (pulseira) corresponde ao valor de R$ 60,00 (sessenta reais), que permitirá a aquisição de no máximo 02 (duas) obras literárias.

A diretora da DGEB, Raona Pohren, enfatiza que as escolas terão participação fundamental na programação, com visitas organizadas para ampliar o aproveitamento das atividades.

Programação diversificada

A agenda da 39ª Feira do Livro reúne contações de histórias, espetáculos teatrais, lançamentos de livros, palestras, apresentações musicais e sessões de cinema, distribuídos entre os espaços Palco Rainha de Copas, Toca do Coelho e o Teatro Municipal.

Entre os destaques estão o espetáculo Cirquin, do Grupo Tholl, que encerra o evento no dia 14 de novembro, e as apresentações literárias e musicais da patrona Cacá Melo. 

Durante os 11 dias de programação, o público poderá acompanhar autores como Athos Beuren, Cacá Melo, Caren Suzana Savaris, Celso Ferruda, Daniel Santana, Everton Cidade, Jacy Gonçalves Ribeiro, Jader Cardoso Santini, Jane Engel, Katia Dickel, Lu Alcaçuz, Luisa Gonçalves, Manuela Greiner, Milene Barazzetti e Marlon Costa, Paulo Adílio Prestes, Sandro Gonçalves e Volmir Trento, além de prestigiar o lançamento de obras de escritores locais e regionais.

 

Texto: Daiane Mendes Luz ¿ MTB 14.582
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas