Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

GT de Estudos Previdenciários avança na construção de alternativas para a busca do equilíbrio financeiro e atuarial do IAPS

05/11/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Eduarda Toledo

Membros do Executivo, do Legislativo, IAPS, Sindicato e Ceprol se reuniram nesta quarta-feira e definiram os próximos passos

 

Foi realizado nesta quarta-feira (05), o segundo encontro do Grupo de Trabalho (GT) de Estudos Previdenciários, criado em 22 de outubro, para discutir alternativas para a busca do equilíbrio financeiro e atuarial do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de São Leopoldo. O grupo se reunirá, ao longo do ano de 2026, para avançar nas discussões e construir a melhor alternativa para a buscar o necessário equilíbrio do Instituto.

A próxima agenda será em 17 de dezembro, data em que as entidades deverão trazer as propostas que entendem adequadas. De acordo com a procuradora-geral do Município, Fernanda Luft, a partir de então, será possível realizar os cálculos e construir possibilidades.

"Importante esclarecer que as aposentadorias e as pensões são pagas com os valores oriundos das contribuições previdenciárias dos servidores e do Município¿, explica. ¿No caso do Município de São Leopoldo, o montante que se arrecada com as contribuições não é suficiente para pagar o valor das aposentadorias e das pensões, faltando, todos os meses, uma quantia em torno de R$ 2 milhões".

Para honrar com o pagamento dos benefícios, o Instituto precisa retirar, todos os meses, valores do fundo de investimento. De acordo com a procuradora, nesse ritmo, num período de três a quatro anos o fundo não terá mais dinheiro para garantir as futuras aposentadorias. "O GT foi constituído exatamente para encontrar uma forma de equalizar essas contas e garantir a saúde financeira e atuarial do IAPS", finaliza.

 

Texto: jornalista Magali Schmitt | MTb. 9159
Foto: Eduarda Toledo/Prefeitura de São Leopoldo 
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas