Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Dia Nacional da Umbanda: São Leopoldo celebra as tradições religiosas da cultura negra

Atividade faz parte do Mês da Consciência Negra que segue até o dia 30 de novembro

17/11/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro Selistre

A celebração do Dia Nacional da Umbanda aconteceu neste sábado, 15 de novembro, na Praça do Imigrante, no centro de São Leopoldo. Um ¿Congá¿, o altar sagrado do terreiro, foi montado no local trazendo os símbolos da riqueza cultural desta religião, com seus orixás, guias espirituais e outros elementos que compõe a cerimônia. Com toque de tambores, rezas e bênçãos, os religiosos de diferentes terreiros demonstraram a importância da cultura religiosa da Umbanda. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, por intermédio do Departamento de Igualdade Racial, e pelo Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana (Compotma).

Mãe Bete de Yemanjá ressaltou que o Dia Nacional da Umbanda é uma data festiva e impulsionadora da religião relembrando os antepassados. ¿A gente tenta cada vez mais resgatar nossas raízes da Umbanda para não deixar apagar na mente, até mesmo dos mais velhos. A Umbanda é pra todos, é a fé e a caridade. Viemos mostrar nossos cantos, nosso ritmo, nossa representatividade e nossa expressão¿, afirmou.

O Pai Beto de Ogum destacou a importância da juventude conhecer a Umbanda, uma religião de matriz afro-brasileira e expressarem sua fé. ¿Através de nossos pais e nossos avós que a gente vem cultivando, tentando buscar um espaço maior para nossa religião. Que a próxima geração que vier depois de nós também venha se interessar, porque a religião é fé e a fé é onde tu está bem, onde tu te sente bem, tanto na matriz africana, como evangélica e católica. Acreditar naquilo que te faz bem na alma. Que a nova geração esteja onde se sente bem¿, destacou.

A próxima atividade da programação ocorre nesta terça-feira, 18 de novembro, às 19h, com a participação da chefe do Departamento de Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos, Lise Oliveira, e da presidente do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, Ana Magalhães, na Câmara de Vereadores.

O Mês da Consciência Negra está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu), pelo Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (CMPIR), e parcerias. O encerramento será realizado com a Feira da Consciência Negra e Expo Black no dia 30 de novembro na Praça da Biblioteca.

Confira as próximas agendas da programação:
Dia 18/11 - Uso da Tribuna em Alusão ao dia 20/11 (Dia da Consciência Negra) 
Local: Câmara de Vereadores 
Horário: 19h 
Serão falas sobre o Dia da Consciência negra.

 

Dia 19/11 - Tarde Cultural Raízes e Potencialidades Africanas na ACAER (Associação Criança e
Adolescente Ellen Rosa)
Local: Av. Padre Santini,621 - Jardim América
Horário: 14h às 16:30
No evento acontecerão apresentações artísticas, mostra pedagógica, degustação de comidas
típicas, oficina de trança, oficina de turbante, roda de capoeira e Apresentação da multiartista e produtora cultural Donnie Lys.
Realização ACAER.

 

Dia 19/11 - Palestra sobre Políticas Afirmativas - Cotas
Local: Clarabóia - primeiro andar do Bloco A, ao lado da Biblioteca - Unisinos
Horário: 17:30 às 20:00
A pauta será sobre Políticas Afirmativas - cotas. Uma vez que a Unisinos está disponibilizando vagas afirmativas.
Realização: Unisinos

 

Dia 24/11 ¿ Roda de conversa com apenados
Local: Instituto Penal de São Leopoldo
Horário: 13h30

 

Dia 30/11 - Feira da Consciência Negra e ExploBlack
Local: Praça da Biblioteca 
Horário: 15h
É uma feira e mostra cultural realizada em São Leopoldo, que valoriza a cultura negra e o empreendedorismo afro-brasileiro. O evento reúne empreendedores negros com produtos como artesanato, moda, cosméticos, arte e gastronomia, além de contar com apresentações artísticas, música e dança.
Realização: SEDHU, CMPIR e ExpoBlack

Texto: Jornalista Vanessa Bueno - MTb.11.299
Colaboração: Matheus Taffarel
Foto: Pedro Selistre
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas