Notícias
Prefeitura promove oficina da Estratégia Alimenta Cidades para fortalecer políticas de Segurança Alimentar no município
São Leopoldo é o primeiro município gaúcho a realizar a oficina presencial desta iniciativa
18/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Fábio Pilger
A Prefeitura de São Leopoldo abriu o processo de realização da oficina presencial da Estratégia Alimenta Cidades no Estado, nesta terça-feira, 18 de novembro, no Centro Medianeira, no bairro Campina. A atividade tem caráter formativo e busca alinhar conceitos, apresentar ferramentas e construir, junto com as equipes, os caminhos para fortalecer a segurança alimentar no território. A Banda Marcial Centro Medianeira fez uma apresentação antecedendo o início da oficina.
A mesa de abertura foi formada por diversas autoridades e começou com a saudação da secretária de Assistência Social, Simone Dutra. Ela destacou a importância da oficina para qualificação com as informações e ensinamentos que o Governo Federal através da Estratégia Alimenta Cidades, que vem se somar ao trabalho do município no combate à fome, especialmente com a atuação das cozinhas comunitárias.
¿Eu desejo que este debate seja qualificador, que nós aprendamos uns com os outros aqui, que vocês tragam os ensinamentos que nós prontamente vamos acolher. São Leopoldo está de portas abertas como um ponto e um exemplo a se mostrar do que o combate à fome pode fazer na vida das pessoas¿, afirmou. A secretária falou sobre os esforços da Prefeitura para equipar cada vez mais as cozinhas.
A representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome (MDS), a nutricionista Cláudia Bocca, destacou o interesse e organização do município para participar desta iniciativa federal. ¿Para a gente é um presente enorme ver uma Prefeitura, ver uma gestão municipal tão interessada, tão envolvida com o processo de elaboração e implementação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional¿, afirmou. Cláudia Bocca ressaltou as particularidades do Estado na implementação da Estratégia, seguindo cada cidade com suas especificidades a construção da sua trajetória, depois a experiência dolorosa do desastre climático. ¿A gente está aqui hoje com este diferencial, de que a Estratégia Alimenta Cidades tem no RS esta missão importantíssima de ensinar para o Brasil e para o mundo como a gente consegue aliar a agenda climática e a agenda alimentar urbana¿, frisou. Bocca explicou que o município terá apoio do MDS e apoio técnico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Regina Caetano, enfatizou a relevância da contribuição de pessoas tão qualificadas para auxiliar e orientar o município com a estruturação das políticas públicas para melhorar a qualidade alimentar de São Leopoldo.
Também fizeram suas contribuições a representante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a nutricionista doutora em Políticas Públicas e pós-doutoranda, Ana Mattos, a presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Iara Cardoso, e a presidente da Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan SL), Camila Justi Coan. Compuseram a mesa ainda a técnica do MDS, Andressa Rodrigues, a nutricionista e cientista política pela Universidade da Costa Rica e mestranda da UFRGS, Annette Madriz, e a vice-presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), Paula Knewitz. A atividade reuniu representantes do Poder Público, de equipamentos públicos, apoiadores e agentes envolvidos na promoção da segurança alimentar no município.
Realização
A atividade é promovida pela Prefeitura de São Leopoldo, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), em parceria com a Estratégia Alimenta Cidades do Governo Federal, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES/RS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e conta com o apoio do SICOOB, Feira Móvel, Luiz Turismo, Centro Medianeira, AMOCF, Print Art e Cozinha Marielle Franco.
Objetivos
Os trabalhos seguem durante a tarde. A oficina promoverá um espaço de diálogo e construção coletiva entre representantes governamentais, da sociedade civil e demais atores locais, levando à reflexão sobre o diagnóstico situacional da agenda alimentar urbana, bem como das políticas, programas e ações de segurança alimentar e nutricional e de enfrentamento às mudanças climáticas no município.
A partir deste trabalho, deve ser estabelecido um entendimento comum sobre os desafios e oportunidades locais, além de identificar prioridades para o desenho da rota de implementação da Estratégia Alimenta Cidades em São Leopoldo.
Sobre a Estratégia Alimenta Cidades
O município de São Leopoldo aderiu espontaneamente à Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades ¿ Alimenta Cidades, conforme a Portaria MDS nº 1.101, de 22 de julho de 2025. Essa iniciativa é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), em parceria com o Ministério das Cidades (MCID), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). No Rio Grande do Sul, conta com o apoio institucional de pesquisadoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Texto: Jornalista Vanessa Bueno - MTb.11.299
Foto: Fábio Pilger
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0