Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura de São Leopoldo é contemplada com R$ 3 milhões e dá início ao projeto Desassorear RS

19/11/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Fábio Moraes

A Prefeitura de São Leopoldo deu início ao projeto estadual Desassorear RS, no qual o município foi contemplado com cerca de R$ 3 milhões para ações de desassoreamento. O programa integra o Plano Rio Grande e tem como objetivo promover a limpeza e remoção de sedimentos de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais.

As atividades começaram na manhã desta quarta-feira (19), no Arroio Kruze, onde os trabalhos devem ocorrer por aproximadamente duas semanas. Em seguida, as equipes avançam para o Arroio João Corrêa. No município, a execução é realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov).

O assoreamento é o acúmulo de sedimentos nos cursos d'água, resultado de processos naturais ou da ação humana. Esse acúmulo reduz a capacidade de retenção de água e aumenta o risco de alagamentos e enchentes, mesmo com chuvas de menor intensidade.

O secretário de Obras, Tarzan Corrêa, acompanhou o início das intervenções ao lado da diretora do Semae, Cladis Magnani, da Secretaria de Meio Ambiente e de órgãos estaduais. Ele destacou a importância da ação. "Estamos contentes com o início dessa intervenção. O desassoreamento vai auxiliar significativamente no fluxo correto das águas, reduzindo transtornos para a população. Estamos trabalhando em conjunto com o Meio Ambiente para garantir o descarte correto e seguro dos detritos retirados". 

A diretora do Semae, Cladis Magnani, também ressalta a importância dessa ação. "Esse importante projeto impacta nas nossas unidades operacionais, como casas de bombas e na própria Elevatória de Água Bruta, sendo necessária para a prevenção de cheias", comenta. O Semae viabilizou o acesso das máquinas para que o serviço seja executado em segurança pelas equipes.



 

Foto: Fábio Moraes - Semae
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo


 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas