Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Semana da Música ressalta a pluralidade cultural em São Leopoldo

24/11/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Divulgação

A Semana da Música foi realizada de 12 a 21 de novembro em São Leopoldo. Os eventos ressaltaram a pluralidade cultural do município, reunindo artistas de diferentes estilos, promovendo trocas, formação e celebrando o Dia do Músico, tão importante para a conexão das pessoas com a arte.
O secretário de Cultura e Relações Internacionais, Geison Freitas, destacou o impacto da programação para o fortalecimento do setor musical no município. ¿A Semana da Música demonstra, na prática, o quanto São Leopoldo tem uma cena pulsante e comprometida com a qualidade artística. Ver tantos músicos ocupando espaços públicos, dialogando com o público e se qualificando nos mostra que investir em políticas culturais não é apenas promover eventos, mas criar condições para que nossos artistas se desenvolvam e tenham reconhecimento. Esta edição reafirma que a música é um dos pilares mais fortes da identidade cultural leopoldense¿, afirmou.

A Semana da Música de São Leopoldo chegou ao fim na última sexta-feira, 21/11, com a Noite do Rock, que reuniu o público na República das Cervejas. O show contou com a energia de Gênesis Araújo e Banda Jack Brown, que levaram ao palco uma apresentação vibrante, celebrando a força da cena cultural leopoldense.

O evento marcou o desfecho da programação organizada pela Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) e do Fórum da Música, com a parceria da Associação dos Empresários e Profissionais Liberais da Feitoria (Assemplife), Sebrae, Sesc, Câmara de Vereadores e proprietários de diversos comércios da Rua Independência.

Uma semana dedicada à música e à cultura
A programação iniciou no dia 12 de novembro, com uma sessão solene em homenagem ao Dia do Músico, reconhecendo a importância dos profissionais que constroem e fortalecem a identidade cultural da cidade. Outra agenda foi a Música em Prosa, realizada na Feira do Livro no dia 13. Subiram ao palco: Vitor Daniel, Raul Quiroga, Gustavo Ortácio e Lincon Ramos e o Grupo Eco do Pampa. As atrações movimentaram o espaço literário com repertórios variados e interação direta com o público, aproximando música e literatura.

A formação e profissionalização do setor também teve espaço com o workshop ¿Músicos: profissionalização para contratantes em eventos e políticas públicas¿, realizado na quarta-feira, 19, na Assemplife. A atividade teve coquetel e apresentação de Marilene Andrade e Gerson Bueno, seguido pela palestra de Gabriela Bogiel Dornelles e reforçou a importância de qualificar o mercado cultural e ampliar o diálogo entre artistas e gestores.

Texto: Kauany Oliveira - estagiária de jornalismo  
Supervisão: Jornalista Vanessa Bueno ¿ MTb.11.299   
Foto: divulgação Secult
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas