Notícias
Mês da Consciência Negra encerra com feira que celebra o trabalho de empreendedores negros
30/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Eduarda Toledo
A Feira da Consciência Negra movimentou a Praça da Biblioteca neste domingo (30) e marcou o retorno da Expo Black. O evento deu visibilidade ao trabalho de empreendedores negros e encerrou as atividades do mês dedicado às lutas e conquistas do povo afro-brasileiro.
A atividade reuniu 16 expositores, que ofereceram ao público arte, artesanato e gastronomia. A programação incluiu também a apresentação do grupo Dagô & Banda Café Tom Bom, que embalou a tarde com um repertório dedicado ao samba.
"É lindo ver o trabalho destes expositores. Produtos maravilhosos, que eles mesmos produziram. Também nos alegramos em ver a cidade funcionando, as pessoas ocupando os espaços públicos", declarou o prefeito Heliomar Franco. A vice-prefeita, Regina Caetano, também esteve no evento e enfatizou a importância dos trabalhos realizados durante este mês. "Que não seja um período para se lembrar apenas das dificuldades, mas de celebrar a força e as conquistas do povo negro".
A feira foi o local escolhido pela Expo Black para marcar o retorno de suas atividades. A expositora Jaqueline de Souza, que participa do grupo desde sua formação, celebrou essa retomada. "Movimentos como esse são importantes para exaltarmos a nossa cultura e reforçarmos a contribuição do nosso povo na construção desse país", declarou a artesã.
A baiana Mônica Brito, que há 35 anos adotou o Rio Grande do Sul como lar, também se alegrou pelo retorno. "Expor em São Leopoldo é um orgulho muito grande. Fico feliz pela oportunidade que a prefeitura nos deu e pela retomada do grupo. Está muito boa a organização", declarou a expositora, que atraia quem passava pelo local com pratos típicos da cultura baiana.
O secretário de Direitos Humanos, Maicon Moser, reforçou que Expo Black oferece à comunidade a oportunidade de conhecer, por meio dos empreendedores negros, a riqueza da cultura afro-brasileira. "Estamos encerrando o mês da Consciência Negra celebrando as contribuições desse povo para a nossa sociedade. Ficamos felizes em ver um espaço público sendo ocupado com tanta cultura e representatividade", declarou.
O Mês da Consciência Negra foi organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu), pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) e por parceiros.
Texto e foto: Jornalista Eduarda Toledo - MTb. 21.884
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0