Notícias
Curso de Logística do Senai forma 23 migrantes e refugiados em São Leopoldo
12/12/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Laira Tapia
O auditório do Senai recebeu, nesta quinta-feira (11), a formatura da turma do Curso de Logística voltado a migrantes e refugiados residentes em São Leopoldo. A capacitação, com carga horária de 180 horas, teve a participação de 23 estudantes. O evento contou com familiares dos alunos e foi marcado por emoção, acolhimento e sensação de conquista.
Esta iniciativa foi realizada por meio de uma ampla rede de parcerias entre Senai, Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu), Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Faculdades EST, Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas de São Leopoldo (Comirat-SL), Stihl, Projeto Tarin/Unisinos, Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), Sindimetal e Cátedra Sérgio Melo (Unisinos).
O objetivo desta formação é qualificar pessoas migrantes e refugiadas para o acesso ao mercado de trabalho na indústria, promovendo autonomia financeira e ampliando oportunidades profissionais.
Para o aluno Stevenson Clermond, o curso representa um passo essencial para quem busca oportunidades no Brasil. ¿Esse curso de operador de logística é muito importante no mercado de trabalho. Nele, a gente aprende a organizar, conferir, trabalhar em equipe ¿ tudo isso faz parte da logística. Para mim, isso é muito importante para quem quer ter mais oportunidades de crescimento¿, afirmou.
O professor do curso, Salvatore Puglia, destacou a trajetória da turma e a transformação vivida ao longo das aulas:
¿Eles chegaram um pouco assustados. Na verdade, não são apenas migrantes, são refugiados ¿ pessoas que tiveram que sair à força de seu país. No início estavam separados, mas, com o tempo, viraram uma equipe. Dei o curso como se eles fossem começar em uma empresa: como conseguir um emprego e como se manter nele. Trabalhei o conteúdo pedagógico, mas sempre preparando para o mercado.¿
Puglia também ressaltou o comprometimento dos formandos.
¿A atitude deles demonstrou tudo. Eles honraram essa oportunidade. Aprendemos sobre ética, honestidade, dilemas e história. Conteúdos que ajudam a superar dificuldades e a se relacionar. Viramos uma equipe. E é assim que melhoramos o mundo: ajudando pessoas a terem oportunidades.¿
A formação representa mais um avanço de inclusão a migrantes e refugiados ao mercado de trabalho.
Texto e foto: Laira Tapia ¿ estagiária de Relações Públicas
Supervisão: Jornalista Vanessa Bueno ¿ MTb.11.299
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0