Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura de São Leopoldo promove mutirão de castração a 543 animais

17/12/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro H. Tesch

A Prefeitura de São Leopoldo iniciou um mutirão para castrar mais de 500 animais. A Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa) vai atender 543 cães e gatos nos dias 16 e 17 de dezembro, reduzindo a lista de espera por procedimentos, que hoje conta com mais de 750 animais. A ação é viabilizada com recursos do Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, por meio do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Combem).

As cirurgias são realizadas pela empresa Projeto Castração Ltda., de São José (SC), vencedora da licitação, em um castramóvel instalado no Ginásio Municipal (Pirâmides do Largo Rui Porto). A meta é atender 270 animais por dia, com todos os procedimentos previamente agendados pela Sempa. Os animais já saem do local com a pré-medicação aplicada e os tutores recebem as devidas orientações pós-cirúrgicas.

O secretário municipal de Proteção Animal, Cláudio Giacomini, destacou o impacto da iniciativa. ¿Vamos diminuir muito a demanda. Se fizermos 200 castrações de cadelas, por exemplo, são 1.600 cães a menos que deixarão de nascer e potencialmente ir para as ruas em um ano¿, explicou. Ele acrescentou que a ação previne doenças como tumores e piometra, além de tornar os animais mais dóceis, e que novos mutirões estão planejados para zerar a fila de espera. O prefeito Heliomar Franco destaca que o mutirão é "uma ação extremamente importante, que cuida da saúde e do bem-estar dos nossos animais. Nós iremos investir muito nessas ações de prevenção, porque são elas que trazem resultados. A castração resulta em menos animais nas ruas, abandonados, doentes e sofrendo".

A ação foi elogiada por tutores e protetores. Luciano Cabral, tutor de dois cães que foram abandonados em frente à sua casa, ressaltou a importância do poder público em promover mutirões para controlar a superpopulação. Já a protetora Jéssica Knewitz, do projeto Mãos e Patas, que tem sob sua tutela 80 animais, explicou a economia de aproximadamente R$ 700 com as duas castrações agendadas. ¿É urgente. Cada castração custa em média R$ 350, valor que faz muita diferença¿, afirmou. A tutora Eroni Santos, que adotou a cadela Chiquinha há dois meses, também aprovou a iniciativa, que permitirá passeios mais tranquilos com seu animal. ¿Agora nós vamos passear, caminhar lá no Trensurb, eu e ela. Nós vamos correr, ela não é acostumada a sair na rua, mas agora vai ser bem social. Ela é o amor da minha vida¿, conta Eroni.

Jornalista Monique Marcolin - MTb. 12.741
Fotos: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas