Notícias
Mais um dia de solidariedade no posto de coleta de sangue em São Leopoldo
08/01/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Romeu Finato
Moradora do bairro Jardim América, Mônica Nunes, 39 anos, se tornou doadora por conta do exemplo que teve em casa. ¿Começou através do meu pai, que sempre doava. Quando ele não pôde mais, eu herdei isso e passei a fazer. No início para ajudar amigos, depois virou uma prática minha¿, relatou. Para cumprir sua meta, Mônica precisava ir até Novo Hamburgo, no Hospital Regina. Mas isso mudou em dezembro do ano passado, com a abertura do ponto de coleta de São Leopoldo. "Esse posto foi a melhor coisa. O deslocamento até o Regina era difícil, eu dependia sempre de carona e tinha dificuldade de horário, de trânsito, dificuldade para estacionar, enfim. Aqui ficou prático", salientou.
Além de Mônica, outras 29 pessoas fizeram sua parte na manhã desta quinta-feira no andar térreo do Centro Médico Capilé. Todas mediante agendamento pelo Zap da Saúde, que envia mensagem orientando os cadastrados e pedindo confirmação de presença. Ainda assim, ocorreram 14 ausências que poderiam ter sido supridas, caso os candidatos respondessem ao chamado. "Nosso cadastro está aberto. As agendas de doadores de janeiro está preenchida. Há uma excelente procura. No entanto, pedimos que os inscritos respondam ao chamado para que a gente possa abrir vaga para mais pessoas em caso de desistência ou impossibilidade de vir", pediu a enfermeira Bruna de Melo, responsável pelo ponto de coleta.
O próximo atendimento em São Leopoldo ocorrerá no dia 23 de janeiro.
Cadastro
As inscrições para os próximos meses seguem abertas via Zap da Saúde (51) 9 9557-8541 . Apesar das vagas estarem preenchidas, há possibilidade de desistências. Nesse caso, a Prefeitura chama os seguintes na lista de espera. Para evitar ausências, todo usuário cadastrado recebe uma mensagem no WhatsApp para confirmar sua presença.
"A adesão dos leopoldenses comprova a demanda que a cidade tinha em ajudar. Pedimos que a população siga mobilizada para que o posto trabalhe a pleno o ano todo", reforçou a secretária da Saúde Kelbe Gonçalves.
Inaugurado no final de 2025, o ponto de coleta funciona quinzenalmente. Esse foi o segundo atendimento após a abertura. O processamento do material é feito no Hemocentro em Porto Alegre.
Requisitos para doar
- Estar em boas condições de saúde;
- Apresentar documento oficial de identidade com foto;
- Ter idade entre 16 e 60 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal. Com mais de 60 anos, pode doar se já tiver sido doador antes. O limite então passa para 69 anos.
- Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;
- Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa; Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
- Não fumar pelo menos duas horas antes da doação;
Recomenda-se reforço na hidratação.
Texto e foto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0