Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Sexta-feira de solidariedade no posto de coleta de sangue em São Leopoldo

23/01/2026

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Romeu Finato

A sexta-feira, dia 23, foi especial para a cuidadora de idosos Cláudia Verardi, de 56 anos: foi a primeira vez que ela doou sangue em sua vida. Moradora do bairro Vila Nova, Cláudia viu a possibilidade no momento que São Leopoldo abriu um posto de coleta no final do ano passado. Ela se inscreveu no Zap da Saúde e foi contatada essa semana. "O deslocamento criava dificuldades pela questão do tempo, atrapalha o serviço. Aqui vi uma possibilidade", ressaltou.
A secretaria escolar Patrícia Sprenger, 31 anos, moradora do bairro Rio Branco, reforçou a importância de ter um ponto na cidade. ¿"Eu sou doadora, mas só fazia em casos específicos para ajudar amigo ou conhecidos, pois não tinha tempo para ir em outra cidade".

O próximo atendimento em São Leopoldo ocorrerá no dia 5 de fevereiro.


Cadastro

 

As inscrições para os próximos meses seguem abertas via Zap da Saúde (51) 9 9557-8541 . Apesar das vagas estarem preenchidas, há possibilidade de desistências. Nesse caso, a Prefeitura chama os seguintes na lista de espera. Para evitar ausências, todo usuário cadastrado recebe uma mensagem no WhatsApp para confirmar sua presença. 
"Pedimos que a população não deixe de se cadastrar. Pois há desistências e precisamos ter movimento ao longo do ano. A demanda sempre se renova, a necessidade por doação é constante", reforçou a secretária da Saúde Kelbe Gonçalves. 
Inaugurado no final de 2025, o ponto de coleta funciona quinzenalmente. Esse foi o segundo atendimento após a abertura. O processamento do material é feito no Hemocentro em Porto Alegre.


Requisitos para doar


- Estar em boas condições de saúde;
- Apresentar documento oficial de identidade com foto;
- Ter idade entre 16 e 60 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal. Com mais de 60 anos, pode doar se já tiver sido doador antes. O limite então passa para 69 anos.
- Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;
- Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa; Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
- Não fumar pelo menos duas horas antes da doação;
Recomenda-se reforço na hidratação.

 

Texto e foto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas