Notícias
Prefeitura inaugura serviço de referência para pessoas com transtorno do espectro autista
26/01/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro H. Tesch
O ano inicia com um avanço histórico na saúde de São Leopoldo. Foi apresentado na tarde dessa segunda-feira, dia 26, o Centro de Atendimento à Saúde da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, o CAS TEA, que passa a ser uma referência para crianças com necessidade de reabilitação intelectual. O local conta com profissionais das áreas de neuropediatra, psicopedagoga, terapeuta ocupacional e assistente social. A expectativa é que os profissionais realizem 1.200 atendimentos por mês. Para acessar o serviço, todas as crianças precisam passar por encaminhamento nas unidades de saúde do seu território.
"Essa entrega não é um ponto final. Ela é parte de um processo. É mais uma etapa do nosso plano de governo, que tem um compromisso claro com uma saúde mais humana, eficiente e inclusiva. Uma saúde que devolve dignidade às pessoas e confiança à comunidade. Esforço coletivo, planejamento, responsabilidade e, acima de tudo, respeito com quem mais precisa do serviço público", destacou o prefeito Heliomar Franco na solenidade que marcou a abertura do espaço. O mandatário lembrou que a ideia era antiga e que saiu do papel graças ao apoio do deputado federal Luciano Zucco. "Desde o início planejávamos ter um espaço como esse. Conseguimos finalmente entregar. Zucco é o deputado que mais destinou recursos para São Leopoldo: R$ 5 milhões. Por isso nosso agradecimento".
Presente no ato, o deputado Luciano Zucco afirmou que a saúde é uma prioridade do seu mandato. "Hoje é um dia que fala direto ao nosso coração. Aqui as famílias terão um atendimento digno, humano e próximo dos seus filhos. Fico feliz em ver esse recurso bem empregado. As famílias não precisam mais deslocamentos cansativos. É um espaço de trabalho integral, com escuta atenta. Continuarei apoiando políticas como essa", sublinhou.
Somente em 2025, a Prefeitura destinou cerca de R$ 5 milhões em judicialização de terapias. A secretária da Saúde Kelbe Gonçalves relatou que crianças aguardavam há anos por um serviço especializado. "Com a abertura do CAS TEA, os atendimentos serão realizados no município, evitando o desgaste para as famílias e gerando economia. O próximo passo é habilitar o município para receber recursos estaduais. Chamamos crianças conforme a fila do Estado, encaminhadas pela rede. Umas estavam esperando há mais de 2 anos. Ou seja, perderam uma fase de desenvolvimento".
Além disso, Kelbe salientou que não só as crianças, mas pais também precisam do olhar profissional e humanizado. "A equipe é preparada para atender a família. Sabemos que a criança com transtorno requer esse olhar do todo, pois o diagnóstico atinge os pais. Esse espaço foi pensado para isso. Estamos entregando um serviço de qualidade. A política pública precisa ser empática", acrescentou.
A opinião foi endossada por Patrícia Thumps, mãe da Maria Eduarda, de 13 anos, que precisa dos cuidados do CAS TEA. "Eu nunca tive ajuda até então. Nessa gestão me senti acolhida. A gente enlouquece quando chega o diagnóstico dos nossos filhos. A gente pensa: é eu e Deus. Espero que a Prefeitura siga pensando em nós e nos nossos filhos. Quando temos rede de apoio é diferente", garantiu.
O evento contou com a presença da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social Simone Dutra e do presidente da Câmara de Vereadores Fabiano Haubert.
Casa São Leo
A estrutura localiza-se no segundo andar do Casa São Leo. Situado na rua Flores da Cunha, 274 ¿ bairro Centro, no antigo prédio da Sorrifácil, o local conta com cinco pavimentos que abrigam a Vigilância em Saúde, o Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo), a Saúde Digital/Tele medicina e o CAS TEA.
O novo espaço conta com auditório para palestras e cursos de qualificação de servidores.
Texto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042
Foto: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0