Acessibilidade

A + A A -
Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020 13:04 - Cultura

São Leopoldo celebra 44 anos do Museu do Trem com programação especial

 

O Museu do Trem de São Leopoldo completa 44 anos na próxima quinta-feira, dia 26, e terá uma programação especial de aniversário. De 26 a 28 de novembro, a Prefeitura de São Leopoldo, por intermédio do Museu do Trem e Secretaria Municipal da Cultura e Relações Internacionais (Secult), promove uma série de vídeos relacionados ao museu que serão disponibilizados na página oficial do facebook: https://www.facebook.com/MuseudoTremOficial.


A museóloga e coordenadora do Museu do Trem, Alice Bemvenuti, salienta a importância deste patrimônio público que guarda a história da cidade, as memórias do desenvolvimento econômico do município. “O Museu do Trem de São Leopoldo nasce na década de 1970, precisamente no ano de 1976, e ao longo de 44 anos tem se dedicado a salvaguardar o patrimônio ferroviário e impulsionar encontros com esse patrimônio, testemunho não só de uma tecnologia, mas de um acontecimento que mudou a vida cotidiana dos brasileiros, dos leopoldenses em especial”, afirma.


A programação de aniversário foi organizada em formato digital para que a comunidade possa acompanhar sem sair de casa (Confira a programação abaixo). Durante o ano de 2020, o atendimento do Museu do Trem também precisou ser adaptado devido à pandemia da covid-19.
Devido às restrições impostas pela pandemia, o Museu organizou suas rotinas de trabalho com cuidados ao acervo em plantões internos, homeoffice e oferecendo ao público externo atividades e interações pelas redes sociais. “O Museu do Trem ao longo deste ano pandêmico realizou importantes ações de acolhimento dos públicos, assim como foi impulsionador da aproximação entre museus ferroviário brasileiros, mas não deixou de cuidar do espaço físico para que o cartão-postal da cidade possa sempre ser mirado pelos vizinhos do entorno”, ressalta a museóloga.

Alice Bemvenuti destaca a abrangência das atividades virtuais que envolveram diferentes públicos: vizinhos do Museu do Trem, ferroviários, museólogos, historiadores, professores, pesquisadores, colecionadores, amantes da ferrovia e curiosos. As lives realizadas através do projeto #museudotremLIVE ofereceu Ciclo de Debates e somado aos Diálogos na web alcançaram mais de 220 mil visualizações. As temáticas contemplaram: “Museu e Ferrovia”, “Imigração e Ferrovia”, “Fotografia e Ferrovia”, com diversas parcerias entre elas com o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, o Ponto de Cultura Ferrinho de Porto Alegre, o Projeto Memória Ferroviária da UNESP e o Comitê Internacional para a Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH-Brasil).

Saiba mais
Em 1874 foi inaugurada a primeira estação ferroviária do Rio Grande do Sul, trecho São Leopoldo- Porto Alegre.


Em 1976 foi inaugurado o Museu do Trem através de uma iniciativa conjunta entre Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, poder público e a RFSSA.

 

Em 1985, reinaugurado o local com investimento do Ministério dos Transportes, criando o Centro de Preservação da História Ferroviária do Rio Grande do Sul (PRESERVE).


Em 1990, o Sítio Histórico Museu do Trem foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).

 

Em 2009, criada a estrutura de direção do Museu do Trem com formação de uma equipe. Em 2010, criação a Associação Amigos do Museu do Trem (AAMT) e em 2011 realização do primeiro concurso para função de historiadora do Museu do Trem.


Patrimônio: o Museu possui um Sítio Histórico com 12.600 metros quadrados onde se encontra a antiga estação de madeira reconstruída, um armazém de carga, locomotivas, carros de passageiros e vagões, além da reserva técnica com peças tridimensionais, imagens e documentos.

Programação completa de aniversário:

 

Dia 26, às 9h:
- vídeo ANIVERSÁRIO Museu do Trem, com participação de funcionários, estagiários, ferroviários, museóloga Alice Bemvenuti, secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos e prefeito Ary Vanazzi. Todos parabenizam o Museu do Trem pelos seus 44 anos.

 

Dia 26, às 18h:
- vídeo MUSEU VIVO. (duração: 8min 40 seg) Produzido por Luís Vieira, com concepção artística de Alice Bemvenuti e Luís Vieira. Um passeio pelo Sítio Histórico embalado por boa música mostrando o acervo ao ar livre e o espaço expositivo dentro do prédio da antiga Estação mostrando objetos e fotografias. Realização: 2020.

 

Dia 27, às 18h:
- vídeo MULHERES NEGRAS, TUA VOZ. (duração: 10 min). Produzido por acadêmicas do Pós-Graduação em Educação, PUCRS, em parceria com o Museu do Trem. Destaca-se depoimentos de mulheres negras público de museu, que falam sobre ser mulher negra, deste modo exercitando o museu como um lugar para práticas antirracistas, antimachistas e antifascistas. Participação especial de Andréa Rodrigues Silva, Cíntia Rodrigues, Daiana da Rosa, Nadir Maria de Jesus, Rosângela Hilário e Suzi da Silva Santos. Realização: 2020.

 

Dia 28, às 18h:
- vídeo VAG...ANDO!? vídeo em Dança (duração: 5 min 40seg). Performance que transita pelos espaços do Museu do Trem, realizada por acadêmicos e bailarinos desenvolvida durante o Curso de graduação em Dança (UERGS), num percurso de investigação de movimentos corporais. Direção: Mauro Schneider. Participação dos bailarinos: André Jacobi, Claudio Oliveira Junior, Mauro Schneider e Shirlei Samantha Marques Ferreira. Realização: 2012.


 

[Texto: Vanessa Bueno. Jornalista - Mtb 11.299 | Scom/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h