Acessibilidade

A + A A -
Quinta-feira, 13 16:24

Tempo com altas temperaturas pedem uma alimentação mais leve

 

 

Com a chegada do verão, as mudanças fisiológicas que ocorrem no organismo devem ser adaptadas a uma alimentação especial. E a previsão para o fim de semana mostra temperaturas se aproximando dos 40º em São Leopoldo.


Diante disso, é importante que a população reforce alguns cuidados básicos com a saúde e a alimentação. “O metabolismo fica mais lento e, por este motivo, a quantidade calórica ingerida deve ser diminuída. Nesta época é importante realizar refeições leves, evitar produtos industrializados, açucarados e gordurosos, preferir carnes magras e brancas e de melhor digestão”, explicou a nutricionista da Secretaria da Saúde, Andressa Pinheiro.


Ela também reforçou a importância de consumir verduras, frutas e legumes preferencialmente in natura. “Esses alimentos fornecem mais vitaminas e minerais. Outra dica é dar preferência aos grãos integrais, pois eles contêm mais fibras, o que contribui para uma maior saciedade e para o bom funcionamento e regularidade intestinal”, frisou.

Hidratação
Estar hidratado é extremamente importante e a alimentação pode auxiliar, mas não substitui o consumo de bastante água. Quando se bebe água, o corpo promove o funcionamento dos rins, ativa a circulação e elimina toxinas existentes no organismo para deixá-lo em equilíbrio. “Beba bastante água, de preferência para sucos naturais evite bebidas açucaradas, como sucos industrializados e refrigerantes”, reforçou Andressa.


A nutricionista também faz um alerta para a quantidade dos temperos usados nas saladas. “Eles costumam conter muito sódio. Ao ingerir alimentos muito salgados, ou com muito sódio, acabamos ingerindo uma quantidade maior de água que não é eliminada, o que ocasiona a retenção de líquido e causa o inchaço”. Por fim, cuidar com o consumo de bebidas alcoólicas. “É comum, devido ao calor ingerir uma quantidade alta, porém o álcool atrapalha a hidratação, inibindo ADH (hormônio antidiurético) o que leva a desidratação e prejudica a eliminação das toxinas do organismo”, acrescentou.

Conservação de alimentos
Com temperaturas altas, os alimentos tendem a estragar mais rápido. Planeje as compras em quantidade e tempo suficiente para que os alimentos não estraguem.

Recomendações da Defesa Civil
Manter a hidratação constante (com água ou sucos) e fazer refeições leves;
- Evitar a exposição direta ao sol, especialmente entre às 10 e às 16 horas;
- Use chapéus, óculos escuros e protetor solar, proteja as crianças com chapéu de abas;
- Usar roupas soltas, de preferência de algodão;
Cuidar da saúde também inclui não colocar fogo em lixo ou terrenos baldios, e até mesmo jogar bitucas de cigarro na natureza. “O tempo seco e a baixa umidade do ar favorecem que o fogo se alastre, podendo provocar incêndios de grandes proporções”, destaca o coordenador técnico da Defesa Civil de São Leopoldo, Fabiano Camargo.

[Jornalista: Romeu Finato - MTb 12.042| Scom/PMSL]

Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h