Acessibilidade

A + A A -
Terça-feira, 15 de Março de 2022 12:29

Prefeito assina a criação do programa Primeira Infância Melhor

 

Na segunda-feira, 14 de março, o prefeito Ary Vanazzi assinou o decreto de criação do programa Primeira Infância Melhor (PIM) que tem como objetivo uma rede de apoio a crianças em situação de vulnerabilidade e suas famílias.

 

Vanazzi ressaltou a dedicação do governo municipal na prevenção da população de São Leopoldo.“Nós sempre trabalhamos com o viés da prevenção, nossa lógica na saúde é a prevenção, e esse projeto vai diretamente ao encontro dos nossos esforços de cuidado, procura e dedicação ao bem estar das pessoas da nossa cidade e principalmente das crianças que são o que temos de mais importante”. Destacou a importância da transversalidade da política pública que deve ser feita por todos os setores para atingir toda a população.

 

“Nossas esperanças com esse programa é juntar forças para conseguirmos ajudar essas famílias com extrema vulnerabilidade, montando uma rede de apoio para essas crianças que possuem problemas sérios sociais e alimentares; esse projeto também se torna de extrema importância no ponto de vista de diagnosticar o mais cedo possível as doenças e síndromes que essas crianças possuem”, disse o secretário Municipal da Saúde, Marcel Frison.

 

A coordenadora regional de saúde da 1ª CRS, Ane Beatriz Natal, destacou “gostaria de parabenizar São Leopoldo pela atitude de implementar essa política pública tão importante, nós sabemos que essas crianças atendidas pelo programa se tornarão adultos melhores, e é nosso papel disponibilizar a essas pessoas acesso às oportunidades, de uma vida cada vez melhor; e eu me coloco a disposição para ajudar no que precisarem com esse projeto”.


“Ao implantar o programa Primeira Infância Melhor em São Leopoldo o governo municipal está qualificando a prevenção a saúde, a garantia de direitos básicos, o aumento do nível de escolaridade, o acesso aos atendimentos básicos e diminuído muito os casos de violência e desigualdade”, disse a fonoaudióloga técnica do programa Primeira Infância melhor da 1°CRS, Karina Guisso.


A coordenadora adjunta do PIM, Carolina Drügg, “Nós somos um programa que trabalha com o apoio às famílias em caso de vulnerabilidade social, o objetivo é ter o maior cuidado com essas crianças desde a gestação, e esse projeto só tem se tornado cada vez mais necessário com a questão da pandemia e o aumento da fome e da desigualdade; por isso a adesão de São Leopoldo ao projeto é tão importante. 


Participaram do evento também os titulares das Secretarias Municipais de Assistência Social, Fábio Bernardo e Direitos Humanos, Paulete Souto; a presidenta da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva; e o vereador Thiago Silveira (PT).


O Grupo Técnico Municipal da Primeira Infância Melhor (GTM) será formado pelos seguintes membros: da Secretaria Municipal da Saúde, Dra. Maria Salete Macedo (titular); da Secretaria Municipal de Educação, Evandro Paixão (titular) e Leticia Vargas (suplente); da Secretaria Municipal de Assistência Social, Letícia Silveira (titular) e Camila Hofmann (suplente).

 

[Foto: Thales Ferreira | Texto: Miguel Thurler - estagiário de jornalismo/Smed |Jornalista responsável: [Romeu Finato. Mtb 12.042 |Scom/PMSL]
 

Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h