Acessibilidade

A + A A -
Segunda-feira, 06 de Fevereiro de 2023 17:17

Prefeito Vanazzi faz entrega simbólica de viatura para Defesa Civil

 

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, fez a entrega simbólica da chave de uma viatura para uso exclusivo da Defesa Civil do Município. O ato foi realizado na segunda-feira, 6 de fevereiro, no paço municipal. O veículo é uma Chevrolet S10, 2013, que pertencia à Guarda Civil Municipal (GCM) e foi reformada. A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp) investiu R$ 17,5 mil na manutenção da caminhonete.

 

 

Vanazzi disse que felizmente o município não registra graves ocorrências relacionadas às intempéries do clima, mas que é necessário atuar preventivamente e garantir a segurança dos moradores. “Nossa cidade não registra áreas vulneráveis a deslizamentos de terra, por conta da geografia no nosso território. Mesmo assim, a Defesa Civil deve estar preparada para atuar em qualquer ocorrência que traga risco para os moradores. Essa viatura vem para auxiliar nesse trabalho tão importante para o município. Cada vez mais vemos nosso planeta ser atingido por catástrofes relacionadas ao clima e é preciso estarmos atentos às previsões do tempo e ficarmos sempre alertas para agir”, afirmou.

 

 

A secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária, Giselda Matheus, falou sobre a modernização da GCM e da estrutura da Semusp. “Estamos sempre pensando em qualificar o serviço. Investimos em novas viaturas e isso possibilitou o repasse desse veículo que vai dar mais agilidade e eficácia ao trabalho da equipe da Defesa Civil”, assegurou.

 

 

Da mesma forma, o diretor-geral da GCM, José Carlos Pedrozo, falou da melhoria na operacionalidade de uma viatura exclusiva para a Defesa Civil. “Com características operacionais, o veículo será utilizado nas ações que visam evitar, prevenir ou minimizar as consequências dos eventos causados pela alteração climática e assistir as pessoas atingidas”, ratificou.

 

 

O superintendente da Defesa Civil, Paulo Borges, disse que o órgão atua adotando medidas preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas, tanto em situação de normalidade, quanto de anormalidade. “Atuamos para evitar ou minimizar consequências danosas, restabelecer o moral da população e o bem-estar social. Atualmente, a Defesa Civil municipal possui agentes que trabalham em regime de escalas e plantões, cobrindo os 7 dias de semana, 24h por dia”, comentou.

 

 

Também estiveram presentes no ato a secretária de Direitos Humanos, Nadir de Jesus, a secretária-adjunta da Habitação, Jussara Lanfermann,  a diretora do Procon, Neusa Azevedo, o vereador Nestor Schwertner (PT), servidores da Defesa Civil entre outros integrantes do Governo Municipal.

 

 

Emergência

 

A Defesa Civil de São Leopoldo atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. Além do (51) 2200.0633, que funciona somente em horário comercial. Qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo a população pode buscar auxílio por estes canais.

 

 

[Fotos: Thales Ferreira | Texto: Jornalista: Rodrigo Machado - MTb 14.433 |Scom/PMSL]

 

Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h