A Secretaria de Proteção Animal de São Leopoldo está temporariamente sem capacidade de recolhimento, em decorrência de dois grandes resgates de animais em situação de maus tratos, nos dias 2 e 3 de fevereiro. Foram acolhidos 18 caninos e sete felinos ao mesmo tempo que a capacidade do Canil Municipal, projetada para 170 animais, está exaurida –com todas as gaiolas de tratamento ocupadas - com aproximadamente 250 animais abrigados, além dos animais em lares temporários. A secretaria segue oferecendo consulta a animais debilitados, “desde que alguém se responsabilize em realizar o tratamento no local de origem ou em lar temporário”, informa o secretário Walter Leo Verbist.
Saiba mais
No dia 3, um homem foi preso em flagrante, no bairro São João Batista, pelo crime de maus-tratos a três cães fêmeas. Os animais foram levados ao Canil Municipal, onde passam por tratamento e estão em observação. No dia 2, outro caso de maus-tratos já havia gerado uma prisão na cidade. Uma mulher, que mantinha dez cães num pátio insalubre, sem água e comida, foi detida em flagrante pela Polícia Civil, no bairro Feitoria. As ações foram coordenadas pela 2° Delegacia de Polícia de São Leopoldo e servidores da Sempa com auxílio do Grupamento de Defesa Ambiental, Ipson Pavani.
Feira de Adoção no sábado, dia 11
Uma feira de adoção de cães e gatos, filhotes e adultos, está prevista para sábado, dia 11 de fevereiro, das 9h da manhã até o meio-dia, na Central Animal Pet. Para efetuar a adoção, é preciso ser maior de 18 anos, apresentar carteira de identidade e comprovante de residência. O canil municipal fica na Estrada do Socorro, no bairro Arroio da Manteiga, na zona norte da cidade.
Para adotar
Quem se interessar por algum dos cães do canil e busca a adoção de um novo amigo, pode entrar em contato com a Sempa pelo telefone e agendar sua visita ao canil. Para efetuar a adoção, é preciso ser maior de 18 anos, apresentar carteira de identidade e comprovante de residência. A Sempa atende pelo telefone (51) 35929981, das 9h às 14h, e pelo WhatsApp para mensagem 997666152. O atendimento presencial ocorre no mesmo horário, na rua Eduardo de Almeida, 1340, bairro São Miguel ou página da Sempa pelo Facebook.
Denúncias
Denúncias de abandono e maus tratos podem ser encaminhadas para a Polícia Civil ou mesmo para a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.
Na terça-feira, 7, três unidades básicas retomam a aplicação da Pfizer Pediátrica
Imagem: Scom Texto: Monique Marcolin - Jornalista - MTb 12.741