A Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor de São Leopoldo (Procon-SL) fiscalizou estabelecimentos comerciais na Rua Independência, no Centro da cidade, na terça-feira 6 de junho. A ação teve como objetivo verificar a exposição dos preços nos produtos de vitrines e expositores. “A precificação deve ser apresentada de forma adequada e clara, sempre com os preços para compras a prazo e à vista, voltados aos olhos do consumidor”, destaca a fiscal Cibeli Prado.
A fiscalização no comércio deve seguir nos próximos dias, quando é esperado o aumento de vendas devido ao Dia dos Namorados.
“O Procon orienta os consumidores sobre seus direitos. Sempre é bom lembrar que todos somos consumidores. Importante é ter todas as informações na hora da compra”, destaca o diretor do Procon, Gilmar Valadares.
Confira algumas dicas do Procon na hora da compra:
Pesquise o preço dos produtos em diferentes lugares;
Fique atento às promoções e preços de descontos;
Confira quem é responsável por levar o produto e o custo do frete;
Verifique se o produto é novo e sem defeitos;
Priorize a compra à vista e verifique o preço final para compras a prazo;
Exija a nota fiscal;
Verificar a política de trocas do estabelecimento: se a loja tem política de troca, conferir quantos dias, pois loja física é uma liberalidade caso o produto não possua defeito.
Contatos do Procon
Os consumidores podem entrar em contato com o Procon para pedido de informações ou denúncias. Os canais são o telefone (51) 2200-0355 ou mensagem no WhatsApp (51) 99768-1252. O atendimento presencial é realizado no térreo da Prefeitura de São Leopoldo, av. Dom João Becker, 754, centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.
[Foto: Patrícia Ferreira | Texto: Vanessa Bueno - Jornalista MTb.11.299 | Scom/ PMSL]