1. Qual o horário de atendimento da Prefeitura?
2. Qual o telefone geral da Prefeitura?
3. Qual o horário da coleta seletiva e da coleta domiciliar?
4. Onde posso descartar o lixo extradomiciliar?
6. Como faço pedidos de poda de árvores?
7. Onde posso fazer reclamações sobre a Prefeitura, o Semae e o Hospital Centenário?
9. Onde posso ter informações sobre a nota fiscal eletrônica?
10. Onde fica o Conselho Tutelar?
1. Qual o horário de atendimento da Prefeitura?
- Horário de Atendimento: A partir das 9h às 14h (seg-sex), sem fechar ao meio-dia.
- Endereço: Av. Dom João Becker, 754 - Centro.
2. Qual o telefone geral da Prefeitura?
O número do telefone geral da Prefeitura é (51) 2200-0201.
3. Qual o horário da Coleta Seletiva e da Coleta Domiciliar?
Coleta Seletiva: A partir das 8 horas (seg-sex).
- Maiores Informações: coletaseletiva@saoleopoldo.rs.gov.br.
Coleta Domiciliar: A partir das 8 horas (seg-sáb) conforme cronograma do seu bairro.
- Para Informações do Cronograma de seu Bairro consulte aqui.
4. Onde posso descartar o Lixo Extradomiciliar?
O lixo extradomiciliar pode ser descartado no Eco Ponto (Entreposto)
- Telefone: (51) 3568-1780.
- Endereço: Leopoldo Albino Scherer, 470 - Scharlau (seg-sáb).
As solicitações relacionadas ás estruturas da cidade são feitas por:
- Telefone: 156 de Segunda-feira à Sexta-feira das 9h às 14h.
- Facebook: www.facebook.com/ouvidoriamunicipaldesaoleopoldo
- E-mail: 156@saoleopoldo.rs.gov.br / ouvidoria@saoleopoldo.rs.gov.br
- Aplicativo: COLAB.RE
6. Como faço pedidos de poda e corte de árvores?
As solicitações de Podas/Supressões de Árvores em vias públicas são feitas por:
- Árvores em terrenos particulares: os pedidos devem ser protocolados pessoalmente na SEMMAM - Secretaria Municipal do Meio Ambiente na Rua da Praia, 50, Bairro Rio dos Sinos.
- Árvores com galhos que estão encostando nos fios de energia elétrica deve-se contatar o telefone 156.
- Telefone: 156 de Segunda-feira à Sexta-feira das 9h às 14h.
- Facebook: www.facebook.com/ouvidoriamunicipaldesaoleopoldo
- E-mail: 156@saoleopoldo.rs.gov.br / ouvidoria@saoleopoldo.rs.gov.br
- Aplicativo: COLAB.RE
7. Onde posso fazer reclamações sobre a Prefeitura, o Semae e o Hospital Centenário?
- Atendimento Presencial: Segunda-feira à Sexta-feira das 9h às 14h sem fechar ao meio dia Centro Administrativo da Prefeitura e pelo telefone 156.
IMPORTANTE! - Os cidadãos podem entrar em contato para agendar atendimento pessoal com o ouvidor do SEMAE.
- Prefeitura: ouvidoria@saoleopoldo.rs.gov.br
- Hospital Centenário: ouvidoria@fhcsl.com.br
- Semae: ouvidoria@semae.rs.gov.br
- Falta de água e vazamentos (24h): 0800 510 2910
- PABX: (51) 3579-6000
Clique aqui para consultar a cartilha.
9. Onde posso ter informações sobre a nota fiscal eletrônica?
Informações sobre nota fiscal eletrônica podem ser obtidas pelo e-mail: nfse@saoleopoldo.rs.gov.br.
Telefone: (51) 2200-0475 das 9h às 14h.
10. Onde fica o Conselho Tutelar?
Os Conselhos Tutelares do Bairro Centro e Zona Norte, atendem no mesmo endereço Rua Adão Hoeffel, 59, Bairro Rio dos Sinos.
- Telefone: (51) 3592-9599
- Horário de Funcionamento: 8h-11h e 13h-17h. (seg-sex)
11. Onde me inscrevo no Bolsa Família?
A inscrição no Bolsa Família deve ser realizada no CRAS da região em que mora.
- Horário de Funcionamento: Para todos os CRAS é de Segunda-feira à Quinta-feira, das 8h30 às 17h, e Sexta-feira das 13h às 17h.
CRAS Centro
Av. Osvaldo Aranha, 56 - Bairro Centro
(51) 3566-1555 - crascentro@saoleopoldo.rs.gov.br
CRAS Leste
Av. Feitoria, 5685 - Bairro Feitoria
(51) 3554-0402 - crasleste@saoleopoldo.rs.gov.br
CRAS Norte
Av. Henrique Bier, 2043 - Bairro Campina
(51) 3572-3196 - crasnorte@saoleopoldo.rs.gov.br
CRAS Nordeste
Rua Mauá, 2141 - Bairro Santos Dumont
(51) 3591-4606 - crasnordeste@saoleopoldo.rs.gov.br
CRAS Oeste
Rua Visconde de São Leopoldo, 83 - Bairro Vicentina
(51) 3592.8467 - crasoeste@saoleopoldo.rs.gov.br
12. Como e onde posso me inscrever no Minha Casa Minha Vida?
As inscrições devem ser realizadas na Secretaria de Habitação:
Endereço: Dom João Becker, 754, térreo
Telefone: (51) 2200-0345
E-mail: semhab@saoleopoldo.rs.gov.br
E-mail do Serviço Social: semhabssocial@saoleopoldo.rs.gov.br
Horário de expediente: 9h às 14h
Necessário ter no máximo 3 salários mínimos e comprovante que mora no Município (antigo e atualizado), CPF e RG.
13. Onde faço o cartão do SUS e quais documentos são necessários?
Onde encontrar, contatos, horário de atendimento e documentos necessários:
Endereço: Centro Médico Capilé – 1.º Andar - Rua Conceição, n° 679 - Centro - São Leopoldo (RS)
Horário de atendimento: 7h às 17h
COMO FAZER: Para confecção ou renovação do cartão SUS é necessário apresentar documento de identidade oficial, CPF e comprovante de residência. O cartão fica pronto na hora!
14. Onde posso pagar as taxas da Prefeitura?
As taxas podem ser pagas nos Bancos Públicos e em qualquer lotérica da cidade.
15. Como faço a Declaração de Residência ou Endereço?
A Declaração de Residência ou Endereço deve ser solicitada no Protocolo Geral da Prefeitura (Centro Administrativo - Térreo) e após isto encaminha-se para Secretaria de Habitação (SEMHAB).
Documentos Necessários: RG,CPF necessitam cópia e a original, Comprovante de Endereço (atualizado e antigo), Título de Eleitor e Cartão do SUS.
- Negativa de débito: Quando não há débitos ou parcelamento o titular ou procurador pode solicitar no site clicando aqui.
- Certidão positiva com efeito de negativa: Quando há parcelamentos o titular ou procurador pode solicitar no site, mas é necessária uma senha eletrônica que deve ser feita na Prefeitura.
- Certidão positiva: Quando há débitos o titular ou procurador pode solicitar no site, mas é necessária uma senha eletrônica que deve ser feita na Prefeitura.
17. Como eu solicito 2° via do carnê do IPTU?
- A solicitação pode ser feita no Setor de Atendimento Fazendário - IPTU no Centro Administrativo - Prefeitura (Térreo
- Horário de Atendimento das 9h às 14h sem fechar ao meio dia - é necessário o nome do proprietário e o endereço.
- Aplicativo: APP Cidadão - São Leopoldo
Passo-a-passo para a obtenção da 2ª via do carnê de IPTU:
1. Entrar na página Consulta IPTU
2. Preencher o número da INSCRIÇÃO do imóvel e CPF do proprietário (essas informações constam nas guias de pagamento do carnê) e clicar em 'Consultar'
3. Clicar em cima da parcela que deseja efetuar o pagamento e depois clicar em 'Relatórios';
4. Selecionar 'Carnê IPTU';
5. Completar com a data que deseja efetuar o pagamento;
6. Imprimir. Aparecerá a guia que será impressa.