Instituto de Aposentadoria e Pensões - IAPs
Com o objetivo de criar um Regime Próprio de Previdência Social, para atender os funcionários do município, no dia 27 de janeiro de 1993, foi fundado o Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Municipais de São Leopoldo, através da Lei 3.821-A. Trata-se de uma entidade autárquica, que pela própria natureza jurídica e conforme dispositivos da referida lei, possui autonomia administrativa, financeira e contábil.
O IAPS, tem por finalidade assegurar o gozo dos benefícios previstos em Lei, a serem custeados pelo Município, suas entidades e pelos segurados, de acordo com os instrumentos normativos correspondentes. Para isso, o Regime deve estar equilibrado financeira e atuarialmente, de forma a garantir o pagamento aos servidores dos benefícios previdenciários previstos legalmente, a partir de uma reserva financeira, constituída num regime de capitalização.
A estrutura básica é composta pelas diretorias: Geral, Administrativa e Financeira, de Benefícios, e pela Procuradoria Jurídica, contando atualmente com 19 servidores em seu quadro de pessoal, além do Conselho Previdenciário.
No decorrer dos anos, o IAPS modernizou seu atendimento e sua estrutura física, atendendo hoje quase 2000 (dois mil) servidores municipais inativos, entre aposentados e pensionistas.
Através de iniciativas próprias, busca a perfeita interação entre os segurados e o instituto, garantindo, assim, a necessária transparência na execução das tarefas administrativas de interesse público e sua competência.